Morphosyntactic classification

Bodoque é um Substantivo, masculino singular ;

ATENÇÂO!
Bodoque não é feito com forquilha de madeira, conforme consta na definição de 29/1/2009 ( isto é ¨estilingue¨).
O bodoque é uma espécie de arco, que não usa tiras de borracha, e está muito bem descrito na segunda parte da definição de 27/7/2008, enviada por Anizio Nunes.

Portanto, não vamos confundir ¨estilingue¨, que é feito com forquilha e usa tiras de borracha, com ¨bodoque¨, que é um arco e não usa tiras de borracha. Os índios bodoquenas usavam ¨bodoques¨ (arcos) ou ¨estilingues¨ ?
  


O bodoque é uma arma sertaneja brasileira e não tem nenhum antepassado estrangeiro. É um arco de madeira resistente e flexível. O preferido sempre foi o jenipapo, pela extraordinária resistência e flexibilidade. Também usam galhos de goiabeira e alguma outra madeira boa, flexível. O tamanho varia com o do atirador e sua força. O arco não é roliço. É cortado a meia cana até ao centro, onde há o batoque, ou seja, o lugar onde fica o meio certo, e é todo roliço. Nas extremidades, depois de bem preparada a madeira, que é descascada e polida, usando muitos deixar o batoque com casca e áspero para melhor fixação da mão, se fazem entalhes para que neles sejam seguras as cordas. O bodoque tem duas cordas, paralelas, que presas a iguais distâncias pelo lado externo das extremidades, ficam retesas e dão ao arco uma forma curva de D maiúsculo embora mais raso que essa letra. Para completar sua armação, coloca-se em cada extremidade das cordas, bem junto às extremidades de madeira, um pau pequeno, com entalhes nas pontas, para que eles abram mais as cordas, que perdem, armado o arco, o paralelismo. Ao meio das cordas há uma rede, que é um tecido feito com o mesmo barbante ou material de que se fazem as cordas e que serve para nela se alojar o projétil. Postos os pingueletes, esticadas as cordas como dissemos, perdem o paralelismo, e a rede fica espichada como se fosse uma cintura ou uma cinta ao centro das cordas. Com as bolas de barro cozidas ao sol ou em fornos rudimentares, e chamadas também - pelotas, - o atirador maneja-as através do bodoque e por intermédio da rede, puxando com uma das mãos as cordas com os dedos seguros à dita rede e amparando a pelota, enquanto que a outra segura a madeira do bodoque pelo batoque, que fixa o instrumento.

O bodoque tem duas cordas, paralelas, que presas a iguais distâncias pelo lado externo das extremidades, ficam retesas e dão ao arco uma forma curva de D maiúsculo embora mais raso que essa letra.
  


É uma observação.
Em relação à definição de 25/7/2010, temos que observar
que o bodoque,embora seja um arco, não atira flechas e
sim seixos ou esferas de barro cozido.

Observar a figura, o homem carrega um bodoque e é fácil
ver que se trata de um arco, não uma forquilha de pau, que
seria um estilingue.
  

Estilingue feito com forquilha de madeira, geralmente galho de jaboticabeira em forma de Y, de cujas hastes bilaterais saem tiras de câmaras de ar velhas que terminam num receptáculo de couro, onde se colocam pequenas pedras a serem arremessadas pelo impulso dessas tiras de borracha distendidas e, logo após, soltas.

Qual o brasileiro que não teve um bodoque em sua infância ?
  


Na Bahia, é um arco feito de uma madeira especial, podendo ser goibeira, pau pereiro, mucambo, angelim e outros.

Bodoque é uma arma para caça de pássaros e pequenos roedores
  

S.m.- Palavra da língua espanhola, que entre outros significados quer dizer:- esfera de barro e/ou lama, moldada para secagem ao sol, e utilizada para ser arremessada por funda, estilingue ou outro tipo de atiradeira manual.

Usada também para designar um tipo de arco indígena utillizado por crianças como brinquedo, que difere dos arcos tradicionais de uma só corda(embira) por possuir uma estrutura composta de 4 a 5 cordas(embiras finas) com um pequeno retângulo trançado na parte central onde se encaixa a esfera de barro, ou pequenas pedras redondas(seixo rolado). Talvez venha desse instrumento a denominação dos índios "bodoquenas"
  

É composto de uma forquilha e com duas tiras de 25 cm de borracha de hospital e com um coro ligando as pontas.

O bodoque serve para atirar pedras pequenas.
  

Uma palavra indígena que descreve uma lançadeira para atirar pedras, mas muitas pessoas antigas do interior também usam essa denominação para o estilingue.

O bodoque é uma lançadeira, diferencia-se do estilingue por ser uma peça que não usa a borracha na sua fabricação. A alavanca é no próprio eixo.
  

Bodoque é arco rústico, feito de madeira e algum tipo de cordão, usado para atirar flexas; arco usado pelos indios.

Fiz um bodoque de bambu.
  

Other informations about Bodoque:

Words with 7 Letters
The Word Bodoque pode ser uma gíria/informal/sigla
The Word Bodoque has 7 Letters
The Word Bodoque has 4 vowels - o o ue
The Word Bodoque has 3 consonants - b d q
The Word Bodoque inverted: Euqodob
Reverse Search Onomasiological by Bodoque

1 page - 9 Definitions



Dicionário inFormal - Dicionário online de Português