Morphosyntactic classification

Galado é um Verbo, particípio de galar;
Galado é um Adjetivo, masculino singular ;

Galado é uma palavra riquíssima da gíria potiguar. Seria uma palavra, que caso o grandioso folclorista Câmara Cascudo tivesse a oportunidade de conhecer, a estudaria bastante.

Dependendo do contexto e da entonação da frase que contem apalavra galado, muitas interpretações podem surgir. Galado pode ser algo engraçado, hilário. "que bixooo galadoo!" é uma expressão comum em Natal/RN, para designar uma figura engraçada, hilária, que acaba de exarar uma brincadeira.

Pode ser também um adjetivo pejorativa, como por exemplo na frase: "Esta mulher não passa de uma galada!". Neste exemplo,pode ser interpretada, de acordo com o contexto, de diversas formas. Esta mulher galada seria própria para uma crônica Rodrigueana, por exemplo.

"Que bixooo Galado!"
  


É um adjetivo genérico, que pode definir esperteza, sujeito sortudo, indivíduo de má vontade, acontecimento ruim.

Galado, é talvez, a palavra mais versátil do Brasil.
Usada para definir todo tipo de coisas boas e ruins.

A palavra adquire o seu sentido, dependendo do contexto.

Para definir algo ruim.
-Como é que foi o jogo?
-Foi a pelada mais galada que eu já joguei.

Para denunciar um canalha.
-Aquele cara é legal?
-Rapaz, não gosto dele não... ele é todo galado!!!

Ou o contrário.
-Aquele cara é legal?
-É sim pô! É um galado!!!

Definindo um sortudo:
-Cara, achei 10 reais no chão!
-Ah galado! Achou aonde?

Como adjetivo genérico:
- E aí cara!
- Digaí, galado! Como é que tá?
  


Contam os mais antigos, que nos cabarés, quando chegavam os homens de paletó, os outros que estavam vestidos com roupas comuns falavam entre si: lá vem os galados - pelo fato de estarem de roupa de gala. Com o tempo, isso foi se tornando uma certa rivalidade entre eles, então a palavra galado passou a ter uma conotação de inveja.

Homens em traje de gala podem ser chamados de galados.
  

Gíria popular, usada comumente entre habitantes da capital potiguar, Natal/RN.
A palavra originou-se na época da II Guerra Mundial, onde nossa cidade serviu de base para os EUA, integrante do conflito. Nesse período, devido ao grande movimento dos estrangeiros, Natal recebeu uma grande influência tanto cultural quanto estrutural. A palavra galado, muito hostilizada pela classe "culta" natalense por, aos desprovidos desta informação, lembrar a palavra gala - que erroneamente se usa como sinônimo ao espermatozoide masculino - se deu a partir da grande "pose" apresentada pelos americanos para conquistar as cidadãs locais. Enquanto os daqui não conseguiam namoradas, os de lá vinham, com seus trajes de gala, e as conquistavam, onde, hoje, vê-se muitos filhos, netos, sobrinhos de descendência estadunidense.
Ao longo do tempo a palavra foi ganhando novos significados, ou melhor, atribuições e é usada em diversas situações dependendo da entonação e do sentido o qual atribui o falante.

"Ei!!! Seu galado, venha cá!
-Tom agressivo.
" Eaí, galado!
- comprimento.
  


Diz-se do ovo fecundado (ovo de galinha). Por extensão é aplicado a outras aves.

"Sabendo ainda que, de cada 10 ovos chocados, 9 estarão galados (capazes de gerar pinto), teremos de 61 a 86 ovos férteis por galinha, por ano."

"A gema do ovo das aves, antes da fecundação, é verdadeiramente um óvulo, célula haplóide (n) contendo 38 cromossomos no núcleo ? de que são exemplos os ovos das galinhas de granja. Quando fertilizados, os óvulos transformam-se em células-ovo ou zigotos, células diplóides (2n) com 76 cromossomos, como no caso dos ovos ?galados? de galinhas caipiras."
  

Other informations about Galado:

Words with 6 Letters
The Word Galado pode ser uma gíria/informal/sigla
The Word Galado has 6 Letters
The Word Galado has 3 vowels - a a o
The Word Galado has 3 consonants - g l d
The Word Galado inverted: Odalag
Reverse Search Onomasiological by Galado

1 page - 5 Definitions