Sexismo

7 Definitions found.

O sexismo é a discriminação ou tratamento indigno a um determinado gênero, ou ainda a determinada identidade sexual,e orientação sexual. Existem diferentes formas de exercicio do sexismo, o heterossexismo e o homossexismo.

Para a Psicologia, o Sexismo é um ideario,construído social, cultural e político onde um género,orientação sexual tenta se sobrepor ao outro.

Existem duas assunções diferentes sobre as quais se assenta o sexismo:

Um género é superior a outro.
uma orientação sexual é superior a outra
Mulher e homem são profundamente diferentes (mesmo além de diferenças biológicas), e essas diferenças devem se refletir em aspectos sociais como o direito e a linguagem.
Em relação ao preconceito contra mulheres, diferencia-se do machismo por ser mais consciente e pretensamente racionalizado, ao passo que o machismo é um muitas vezes um comportamento de imitação social. Nesse caso o sexismo muitas vezes está ligado à misoginia (ódio às mulheres).
  


Formas de comportamento e ideologias nas quais são atribuídas determinadas disposições e capacidades a indivíduos ou grupos simplesmente por causa do sexo a que pertencem. Trata-se de uma forma de discriminação, que conduz à subalternização, à marginalização ou mesmo à exclusão de pessoas ou grupos com base no seu sexo. Resulta, no fundo, da tendência para estabelecer estereótipos pretensamente fundamentados na Biologia, reflete a forma como o poder é distribuído e quais os grupos com acesso ao discurso definidor de identidades.

De acordo com os estudos sobre as mulheres, desenvolvidos essencialmente ao longo da segunda metade do século XX, no Ocidente, a mulher encontrou-se, ao longo de séculos, na posição de definida e não de definidora. Sendo assim, ter-se-á desenvolvido um discurso que situa o homem (varão) no plano do ser humano por excelência (o que, em muitas línguas ocidentais, se exprime mesmo na utilização da mesma palavra para homem no sentido masculino do termo e homem enquanto ser humano). A alteridade da mulher, que Simone de Beauvoir define como "l'autre" por excelência, parecia constituir uma realidade com necessidade de uma explicação suplementar, uma vez que identificá-la como ser humano é insuficiente, senão mesmo menos adequado, no discurso dominante, androcêntrico. O sexismo constitui, assim, no Ocidente, a identificação da mulher com a sua biologia (nomeadamente, com a maternidade), estranha ao "ser humano perfeito" - o varão. O discurso cultural, em todas as suas vertentes, foi assim, na perspectiva das críticas do sexismo, marcado por uma "naturalização" da mulher versus uma "racionalização" do homem. A identificação da razão com um princípio superior à natureza conduziu à subalternização da mulher, identificada com esta última. Desta identificação surgiram dois padrões de referência à mulher: um deles, claramente o da associação da mulher à "carne", marcada, no discurso religioso e filosófico ocidental, pela identificação da mulher com a imperfeição, o pecado, o mal, o demônio. Porém, a exaltação da maternidade conduz a uma outra forma de sexismo: a idealização da mulher, a transposição do discurso para a eternização do seu papel de mãe. Esta constituiu o álibi para a exclusão da mulher do mundo "real" (Balzac afirmava que a melhor forma de manter a mulher escravizada era exaltá-la, afastando-a da participação na construção da sociedade).
  

1. Sexismo é termo que se refere a ações ou ideias que privilegiam pessoas de determinado gênero (masculino ou feminino) em detrimento das pessoas de outro gênero. Em decorrência, podem ser vítimas do sexismo tanto pessoas de um sexo, quanto do outro, daí se falar em machismo ou femismo como categorias definidoras dessas discriminações.
2. Por extensão, diz-se quando privilegiam determinada orientação sexual em detrimento de outra.

Frases: Nenhum homem presta. Lugar de mulher é dirigindo fogão.
  


1. Atitudes de discriminação fundamentadas no gênero sexual.

Sexismo é termo que se refere ao conjunto de ações e ideias que privilegiam determinado gênero ou orientação sexual em detrimento de outro gênero (ou orientação sexual).
  

Impor tanto às mulheres quanto para os homens, qual o lugar deles, o que devem vestir, utilizar, comprar, comer, como devem fazer isso etc. Generalizando e classificando diversas coisas para cada sexo; O que homem ou mulher devem ou não fazer.

Cores; azul de menino, rosa de menina, isso é sexismo.
  


Atitude, discurso ou comportamento que se baseia no preconceito e na discriminação sexual:
1- A exaltação exagerada e superioridade do sexo masculino sobre o feminino (machismo/masculinismo)
2- A exaltação exagerada e superioridade do sexo feminino sobre o masculino (feminismo/femismo)

O sexismo infelizmente ainda está presente.
  

Forma preconceituosa de menosprezar um determinado sexo.

O machista dizer que é superior às mulheres.
A feminista dizer que é superior aos homens.
  

Other informations about Sexismo:

Words with 7 Letters
The Word Sexismo pode ser um palavrão/ofensiva
The Word Sexismo has 7 Letters
The Word Sexismo has 3 vowels - e i o
The Word Sexismo has 4 consonants - s x sm
The Word Sexismo inverted: Omsixes
Reverse Search Onomasiological by Sexismo
Visualize Sexismo

1 page - 7 Definitions