2gm

1 Definition found.

Sigla de SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. O plural de 2GM é 2GMs.

2gms

2gms (Segundas Guerras Mundiais) opuseram os Aliados às Potências do Eixo, tendo sido os conflitos que causaram mais vítimas em toda a história da Humanidade, com mais de setenta milhões de mortes. Em estado de guerra total, mobilizaram mais de cem milhões de militares. As principais potências colocaram suas áreas econômicas, científicas e industriais a serviço da guerra.

O líder alemão de origem austríaca Adolf Hitler, Führer do Terceiro Reich, pretendia criar uma "nova ordem" na Europa, baseada nos princípios nazistas que defendiam a superioridade germânica, na exclusão ? e posteriormente eliminação física incluída ? de algumas minorias étnicas e religiosas, como os judeus e os ciganos, bem como deficientes físicos e homossexuais; na supressão das liberdades e dos direitos individuais e na perseguição de ideologias liberais, socialistas e comunistas.

Teve início às 4h45 (um quarto para as cinco da manhã) da sexta-feira, 1º de setembro de 1939 com a invasão da Polônia pela Alemanha e as subsequentes declarações de guerra da França e da Comunidade das Nações. Tanto a Itália quanto o Japão entraram na guerra pelo lado do Eixo para satisfazer os seus propósitos expansionistas. As demais potências opuseram-se a estes desejos do Eixo e juntamente com a União Soviética, após a invasão desta pela Alemanha, constituíram a base do grupo dos Aliados.

Após o fim da guerra às 9h25 (nove e vinte e cinco da manhã) do domingo, 2 de setembro de 1945, a União Soviética e os Estados Unidos se tornaram as superpotências mundiais. Foram responsáveis pela Guerra Fria, que durou 45 anos. As Nações Unidas foram criadas para evitar outro conflito deste porte. A aceitação do direito da autodeterminação acelerou o processo de descolonização da Ásia e da África, enquanto a Europa ocidental optou pela integração.
  



1 page - 1 Definition