Ama-seca

1 Definition found.

Ama é um termo histórico usado para se referir a uma serva, escrava ou empregada encarregada de cuidar de crianças em casas mais abastadas.
O termo ama deriva da língua basca e significa mãe. A ama era responsável por cuidar de todos os detalhes envolvendo o bem-estar da criança, como alimentação, higiene e vestimenta. Frequentemente também cuidava de aspectos lúdicos ou educacionais, entretendo a criança com brincadeiras ou contando-lhe histórias.
Quando tinham aos cuidados uma criança recém-nascida, as amas podiam ou não ficar responsáveis também por sua amamentação. No primeiro caso, elas eram denominadas amas-de-leite, e no segundo caso, de amas-secas. As amas-de-leite eram selecionadas entre as que também tinham filhos pequenos, de modo que passavam a dividir seu leite entre o filho natural e a criança a seu cuidado.
Por sua convivência com a criança ser por vezes mais constante até mesmo do que a da própria mãe biológica, frequentemente criavam-se duradouros laços afetivos ente as crianças e suas amas, a quem consideravam como uma segunda mãe.

...Ela entregou a criança a uma ama-seca e a uma ama-de-leite. Esta última deveria ser "bem apessoada e de boa estirpe, com muito leite", segundo um observador da corte.
(Trecho do livro Isabel de Castela - A Primeira Grande Rainha da Europa de Giles Tremlett - Cap. 08 A Princesa Rebelde, pág. 92 - Ed. Rocco)
  


Other informations about Ama-seca:

Words with 8 Letters
The Word Ama-seca has 8 Letters
The Word Ama-seca has 4 vowels - a a- e a
The Word Ama-seca has 4 consonants - m -s c
The Word Ama-seca inverted: Aces-ama
Reverse Search Onomasiological by Ama-seca
Visualize Ama-seca

1 page - 1 Definition