Catárticos

10 Definitions found.

Morphosyntactic classification

Catárticos é um Substantivo, masculino plural de catártico;
Catárticos é um Adjetivo, masculino plural de catártico;

Palavra que faz referência à catarse. É aquele que facilita a liberação de emoções, sentimentos ou pensamentos reprimidos.
São também medicamentos que tem a função laxativos, favorecendo a eliminação das fezes.

O Maio de 1968 teve um efeito essencialmente catártico.

O médico me receitou catárticos para tratar das minhas flatulências
  


Catártica vem de Catarse. Que significa purificação espiritual por meio do emocional. ...

Hoje pra mim jogar bola teve um efeito catártico.
  

CATARTICO (do grego "kátharsis") é uma palavra utilizada em diversos contextos, como a tragédia, a medicina ou a psicanálise, que significa "purificação", "evacuação" ou "purgação". Segundo Aristóteles, a catarse refere-se à purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama.
Segundo o filósofo, para suscitar a catarse era preciso que o herói passasse da dita para a desdita, ou seja, da graça para a desgraça. E mais ainda: não pode ser por acaso, e sim por uma desmedida, ou seja, por uma ação ou escolha mal feita do herói.
Ainda segundo o filósofo grego, se um homem bom passa da má para a boa fortuna, nós não sentiremos terror; se um homem bom passa da boa para a má fortuna, nós ficamos com pena, e não sentimos compaixão nem terror; se um homem mau passar da boa para a má fortuna, nós ficamos felizes da vida; e se um homem mau passar da má para a boa fortuna, nós sentimos repugnância.

Ou seja, é preciso que o herói trágico passe da "Felicidade" para a "Infelicidade" por alguma desmedida sua para atingir a catarse. Por exemplo: Édipo Rei, que começa a história como rei de Tebas e no fim se cega e se exila. Ou, uma história mais próxima de todos, Romeu e Julieta, numa releitura que Shakespeare faz da tragédia, onde os dois eram filhos de importante gente da cidade e acabam mortos pela desmedida do amor.
  


É a cura pela fala, onde o paciente associa algo que ocorreu na sua infância com os sintomas que sente e promove a sua cura.

Ele realizou um processo catártico.
  

Agentes que promovem e/ou aliviam a defecação acelerando o trânsito das fezes pelo intestino grosso e facilitando sua eliminação. O termo laxante e catártico refletem a intensidade e a latência típicas do efeito. O catártico normalmente produz evacuação fluida imediata, enquanto o laxante normalmente produz fezes de consistência mole em período prolongado; a mesma droga pode agir como laxante ou catártico, dependendo da dose administrada. O mecanismo de ação consiste em promover o acúmulo de grande volume de fluido no intestino, aumentando o peristaltismo, devido à pressão osmótica dos seus componentes que são íons polivalentes pouco absorvíveis, como o fosfato, magnésio, sódio e/ou carboidratos, como o sorbitol.

Destes grupos, os mais utilizados são: Compostos de magnésio (carbonato, sulfato, citrato e hidróxido) - sais de sódio (fosfato monobásico, fosfato dibásico, laurilsulfato, sulfato) - álcoois poliídricos (sorbitol, por via oral ou retal).
  


Identificação pessoal com alguém. Identificação com algum personagem fictício.

Função catártica da arte: fazer o observador se identificar profundamente com devido personagem.
  

Que tem a capacidade de purificar, evacuar, purgar etc

A comédia produziu um efeito catártico sobre a tristeza de Tatiana.
  

Relativo à catarse.

catártica é a purificação espiritual que se dá por meio de emoções.
  

Substância que promove evacuação intestinal.Relativo a Catarse.

Ele tomou catártico!
  

Relativo à catarse.

"Mateus Solano diz que maldades de Félix são "catárticas" para o público"
  

Other informations about Catárticos:

Words with 10 Letters
The Word Catárticos has 10 Letters
The Word Catárticos has 4 vowels - a a i o
The Word Catárticos has 6 consonants - c t rt c s
The Word Catárticos inverted: Socitrátac
Reverse Search Onomasiological by Catárticos
Visualize Catárticos

1 page - 10 Definitions