Catarse

7 Definitions found.

Morphosyntactic classification

Catarse é um Substantivo, feminino singular ;

Psicanálise: É provocar em outra pessoa, de forma controlada, o despertar de emoções contidas e omitidas, que precisam ser despertas e expostas, para a liberação de bloqueios emocionais.

Depois da perda de um ente querido, pode haver um bloqueio de emoções por diversos motivos.
Provocar o choro ou a revolta pela perda deste ente querido é uma espécie de catarse.
Atenção: A catarse pode detonar uma crise, que deve ser controlada por um profissional preparado para lidar com tal situação.
  


Origem grego "Kathasis" é um termo filosófica que significa limpeza ou purificação pessoal.

Catarse é simplesmente sensacional, no estudo da filosofia.
  

De acordo com Aristóteles, na "Poética", catarse é o sentimento de terror e piedade que a tragédia (gênero poético) deve provocar nos expectadores, quando o herói, ou seja, o herói trágico, passa da ventura para a desventura por ter cometido algum "ato falho". A catarse, então, seria a purificação dessas emoções.

Eeeeentretanto, para um seleto grupo de estudantes de certa faculdade, o termo "catarse" passou a se referir à ocasião em que uma pessoa chama a atenção da outra, provocando olhares, risos, comentários e até... cantadas.

Imagine que você esteja no ônibus, mais seus amigos e um cara do outro lado lendo um jornal. Você faz uma piadinha sobre seu amigo num tom de voz um tanto alto, o suficiente para que o cara do jornal ouça. De repente, enquanto vocês mesmos estão rindo, você repara que o jornal está tremendo, pois o cara se escondeu por trás dele para rir também. Seu amigo, então, gerou catarse para o cara do jornal.

Outra manifestação típica da catarse: você está na rua, onde há MUITAS pessoas. Eis que você passa e alguém fixa o olhar em você, olhando-o (a) de cima à baixo, às vezes até falando qualquer coisa. Você, então, acaba de gerar catarse para esta pessoa.
  


Catarse é o meio através do qual o Homem se purga através da arte trágica. Para Aristóteles, a tragédia consiste em encenações de ações nobres realizados pelos heróis trágicos que, por escolhas mal realizadas, passam da felicidade para a infelicidade, provocando na platéia sentimentos de terror e piedade, purificando as emoções humanas.

... Agradeço sua paciência. Tomara que esta catarse me faça bem.
(Trecho extraído do livro "Travessuras da Menina Má" de Mario Vargas Llosa ? Cap. II O Guerrilheiro, Pág. 70, Ed. Alfaguara)
  

Se refere ao sentimento de alívio proporcionado por trazer sentimentos reprimidos à consciência. Além disso, na antiguidade grega significava a libertação ou purgação do que é estranho à natureza ou essência do ser.

?Tragédia [o Hamlet, de Shakespeare] sem catarse que, ao lento cair do pano, só nos deixa, como objeto de meditação e fruto amargo, uma interminável fila de interrogações...? (Augusto Meyer, A Chave e a Máscara, p. 11).
  


Catarse é a purificação do espírito do espectador através da purgação de suas paixões, dos sentimentos de terror ou de piedade vivenciados na contemplação do espetáculo trágico, ocorrendo um libertação emocional.

Quando uma pessoa está assistindo a um filme e chora em uma cena emocionante.
  

Purificação; evacuação

Aquele grupo fez a sua catarse na cerimónia religiosa levada a efeito.
  

Other informations about Catarse:

Words with 7 Letters
The Word Catarse pode ser uma gíria/informal/sigla
The Word Catarse has 7 Letters
The Word Catarse has 3 vowels - a a e
The Word Catarse has 4 consonants - c t rs
The Word Catarse inverted: Esratac
Reverse Search Onomasiological by Catarse
Visualize Catarse

1 page - 7 Definitions