Etruscos

6 Definitions found.

Morphosyntactic classification

Etruscos é um Substantivo, masculino plural de etrusco;
Etruscos é um Adjetivo, masculino plural de etrusco;

Povo que habitou a Etrúria, atual região italiana da Toscana, e que influenciou o desenvolvimento da cultura romana.

Os mais antigos cultos religiosos de Roma tem influência etrusca.
O alfabeto grego chegou aos romanos por intermédio dos etruscos.
  


Os Etruscos eram um aglomerado de povos que viveram na península Itálica na região a sul do rio Arno e a norte do Tibre, mais ou menos equivalente à atual Toscana, com partes no Lácio e a Úmbria. Eram chamados tyrsenoi ou tyrrhenoi, pelos gregos e tusci, ou depois etrusci, pelos romanos; eles auto-denominavam-se rasena ou rasna.
Desconhece-se ao certo quando os Etruscos se instalaram aí, mas foi provavelmente entre os anos 1200 e 700 a.C.. Nos tempos antigos, o historiador Heródoto acreditava que os Etruscos eram originários da Ásia Menor, mas outros escritores posteriores consideram-nos italianos. A sua língua, que utilizava um alfabeto semelhante ao grego, era diferente de todas as outras e ainda não foi decifrada, e a religião era diferente tanto da grega como da romana.
A Etrúria era composta por cerca de uma dúzia de cidades-estados (Volterra, Fiesole, Arezzo, Cortona, Perugia, Chiusi, Todi, Orvieto, Veio, Tarquinia, Fescênia, etc.), cidades muito civilizadas que tiveram grande influência sobre os Romanos. A Fescênia, próxima a Roma, ficou conhecida como um local de devassidão. Versos populares licenciosos, na época muito cultivados entre os romanos, ficaram conhecidos como versos fesceninos (obscenos).
Os últimos três reis de Roma, antes da criação da república em 509 a.C., eram etruscos. Verificaram-se prolongadas lutas entre a Etrúria e Roma, terminando com a vitória desta última nos anos 200 a.C..

Durante toda a existência da sua civilização, os etruscos foram um povo comerciante, principalmente marítimo, embora também terrestre. Por outro lado, as suas terras viram-se invadidas várias vezes por povos bárbaros já que as suas cidades eram muito ricas e cobiçadas, eram passo obrigado para as férteis terras da Campânia e para chegar a Roma (como ocorreu, por exemplo, com a invasão de Aníbal).
  

Povo antigo, itálico, que influenciou roma em seus modos pliticos, arquitetônicos, e sua forma de tratar da sociedade

O etrusco era um povo antigo
  


Foi um povo da península itálica que teve muita influência sobre a cultura romana, ainda que não haja parentesco linguístico entre a língua dos etruscos e o latim.

O povo etrusco foi absorvido pelos celtas, gregos e pelos samnitas. Os samnitas foram um dos povos que fundaram Roma.
  

Flexão de etrusco.
Que é relativo à Etrúria, que estava na península Itálica, ao sul do rio Arno e ao norte do Tibre, mais ou menos na área equivalente à atual Toscana, com partes do Lácio, Campânia e Úmbria.

A arte etrusca era muito desenvolvida.
  


Plural de "etrusca", relativo à Etrúria, antiga região na Itália; a atual Toscana.

Algumas das cidades etruscas são Volterra, Fiesole e Arezzo.
  

Other informations about Etruscos:

Words with 8 Letters
The Word Etruscos has 8 Letters
The Word Etruscos has 3 vowels - e u o
The Word Etruscos has 5 consonants - tr sc s
The Word Etruscos inverted: Socsurte
Reverse Search Onomasiological by Etruscos
Visualize Etruscos

1 page - 6 Definitions