Fachada

3 Definitions found.

Morphosyntactic classification

Fachada é um Substantivo, feminino singular ;

Em arquitetura: todas as faces de um imóvel.
Compreende a fachada frontal, muitas vezes chamada de principal (voltada para a rua); as fachadas laterais e a fachada posterior.
Quando não especificada está se referindo à todas.
Cabe salientar que são as vistas frontal, laterais e posteriores, não compreendendo o piso.

Uma casa vista de frente com excessão da linha horizontal do piso, tudo que estiver na estrutura, vidros, pergolas, portas, janelas e esquadrias, até a linha delimitada pelo telhado, é fachada.
Isso também vale para as demais fachadas. Qualquer alteração que se faça do tipo "bater lage" nos fundos, antecipação de paredes, deslocamentos de paredes, acréscimos de descidas de água, tornam-se alterações de fachada.
Em suma, tudo o que foi entregue pelo construtor do modo que ele o fez são as fachadas originais de uma edificação. Qualquer outra melhoria de obra ou de acabamento das faces descaracteriza as fachadas e devem ser autorizadas, tanto pela prefeitura, quanto pelos condomínios caso as unidades à um pertenção, visto que há alteração de áreas, implicando em acréscimos de IPTU e para alguns condomínios, acréscimo de cota condominial.
Além do mais todas as alterações arquitetônicas devem ter permissão dos arquitetos responsáveis pela obra original e devem ser acompanhadas de projeto detalhado elaborado por um profissional com CREA da região e encaminhado à prefeitura para aprovação. Várias dúvidas já surgiram com relação às plantas instaladas sobre parapeitos, ou fixadas sob as janelas e/ou jardins. Plantas definitivamente nada têm a ver com fachada e sim , somente com paisagismo.
Também pairam dúvidas quanto à instalação de antenas. Estas também não alteram fachadas, diferentemente de instalações de ab"bodas e chaminés nos telhados.
  


Uma fachada corresponde a uma das faces de uma obra arquitetônica. Em desenho, o termo também é usado para se referir à vista ortogonal da própria fachada, mas que também pode ser usado num corte do próprio objecto arquitetônico. Vulgarmente a palavra é usada em referência à vista principal de um edifício, supostamente virada para a rua. Este conceito foi combatido pelo movimento moderno. Fachada pode também ser sinônimo de falsidade, encobrimento ou negócio ilegal. Em termos de desenho arquitetônico a fachada é também chamada de vista.

fa.cha.da
sf (ital facciata)
1 Todos os lados ou face de um edifício.
2 Frente do edifício.
3 Rosto ou frontispício de um livro.
4 popular - A presença, aparência ou exterioridade das pessoas. É só fachada: só aparência

Casa vista de frente, de lados e por trás.
  

1. [Fig.] Corresponde ao aspecto exterior de alguém, podendo ser sinônimo de semblante. 2. Fachada pode ser um termo usado para descrever um negócio que serve para encobrir uma determinada atividade ilícita. Muitas organizações criminosas usam certos negócios como uma fachada para lavagem de dinheiro.

Ele parece muito forte emocionalmente, mas isso é só fachada. Na realidade ele é uma das pessoas mais frágeis que eu conheço.
  


Other informations about Fachada:

Words with 7 Letters
The Word Fachada pode ser uma gíria/informal/sigla
The Word Fachada has 7 Letters
The Word Fachada has 3 vowels - a a a
The Word Fachada has 4 consonants - f ch d
The Word Fachada inverted: Adahcaf
Reverse Search Onomasiological by Fachada
Visualize Fachada

1 page - 3 Definitions