Gaudério

10 Definitions found.

Gaúcho de nascença, criado em galpão, o mais guapo da estância.

Aquele índio velho é gaudério, o guri empina até o cavalo!!!
  


Vem do castelhano, termo para homem sem rei e nem lei, pejorativo para ladrão de gado, andarilho, vagabundo.

Em meados do século XVIII, vagavam pelas planícies do pampa muitos cavalos selvagens e gado sem dono (orelhano) oriundos das missões jesuíticas destruídas pelos portugueses e espanhóis. Esta época foi conhecida como a "idade do couro" e o habitante do pampa era chamado de "guasca" (tira de couro cru em espanhol). No final do século XVIII surge o termo espanhol "gaudério", sinônimo de homem sem lei nem rei, que "morava na sua camisa e debaixo do seu chapéu". Castelhano ou gringo eram os termos utilizados pelos gaúchos sul-riograndenses para designar o colono espanhol oriundo da Província de Castella na Espanha e que migraram para Argentina e Uruguai. Já o termo "gaúcho" surgiu, provavelmente, nos quartéis do século XVIII e aparece como sinônimo de "gaudério". O historiador Emílio Coni cita um parecer propondo a criação de uma partida volante para que "persiguiese y arrestase a los muchos malévolos, ladrones, desertores y peones de todas castas, que llaman Gauchos o Gauderios ...". O sentido pejorativo da palavra gaúcho, numa e noutra banda, mantém-se quase inalterado, até meados do século XIX. Historiadores como Félix de Azara, Augustin François César Prouvençal de Saint-Hilaire e outros, são concordes em apresentá-los como homens sem lei e nem rei, campesinos, exímios cavaleiros, perturbadores da paz, vagabundos que alarmavam os governantes e ocupavam a polícia.
Com o passar dos anos, o aprofundamento do processo colonizador e a definição das linhas divisórias entre os países, propiciaram ao gaúcho outras condições sociais e econômicas. Os gaúchos passaram a ser chamados a integrar as tropas dos comandantes militares locais que, de estancieiros, travestiam-se em coronéis, comandando a resistência contra as tentativas de invasão dos espanhóis. Aos poucos o vocábulo "gaúcho" adquiriu outro sentido, completamente oposto ao do original.
Aqueles homens rudes, valentes, independentes, amantes da liberdade, exímios cavaleiros, eram valentes, corajosos, bons soldados e empenhados peões.
  


Gaúcho de nascença.

Fernando é gaudério.
  

Vernáculo com origens no latim, gaudium, significando um sujeito alegre. É usado comumente para designar pessoas que gostam de divertir-se, irem a festas gauchescas e encararem suas vidas com tranquilidade e otimismo.

Tu estás muito gaudério... toda noite tu vens dos bailes!
  


S. Pessoa que não tem ocupação séria e vive à custa dos outros, andando de casa em casa. Parasita, amigo de viver à custa alheia. Denominação dada ao antigo gaúcho, em sentido depreciativo.

Tchê Gaudério, que tens feito da vida?
  

Regionalismo gauchesco e da região serrana catarinense para o tipo humano, morador do campo, de hábitos rudes, errante, que acompanha qualquer pessoa até que a deixe para seguir outra.

Honório era visto como um gaudério, andando por cima das taipas, de costas, acompanhando que andasse pelos corredores das tropas.
  

Gaúcho que ensina cavalos.

Este cavalo precisa de um gaudério.
  

Vadio; intrujão; gastador; cão sem dono; vagabundo.

Tomas Turbando era um rapaz trabalhador, mas depois que começou a beber e envolver-se com vagabundos alcoólatras tornou-se um grande gaudério!
  

Algo com tradições antigas, típico de um gaúcho de idade avançada.

O João veste-se feito um gaudério...

Eta gaudério, tomando um chimarrão de manhã cedo...
  

Other informations about Gaudério:

Words with 8 Letters
The Word Gaudério pode ser uma gíria/informal/sigla
The Word Gaudério has 8 Letters
The Word Gaudério has 5 vowels - au e io
The Word Gaudério has 3 consonants - g d r
The Word Gaudério inverted: Oiréduag
Reverse Search Onomasiological by Gaudério
Visualize Gaudério

1 page - 10 Definitions