Gineceu

3 Definitions found.

Morphosyntactic classification

Gineceu é um Substantivo, masculino singular ;

Lugar onde se reúnem as mulheres; associação de mulheres; seria como que um "clube da Luluzinha".
Gineceu tem suas raízes no termo grego gineco, que significa mulher. Essa mesma raiz deu origem também ao termo Ginecologia, ciência que estuda as mulheres e Ginecologista, médico especialista na saúde sexual e reprodutiva das mulheres.

"A especialidade médica pediatria constitui-se num autêntico gineceu, aliás, muito natural considerando-se a maior sensibilidade do sexo feminino no trato com as crianças, em geral
  


O gineceu é o conjunto de órgãos reprodutores femininos de uma flor, o conjunto dos pistilos. Engloba os carpelos, constituídos pelos estigmas, estiletes e ovários, localizando-se, em quase todos os casos, no centro da flor. Por vezes, é constituído apenas por um único carpelo. O seu nome provém da divisão, existente nas casas da antiga Grécia, reservada às mulheres. A parte masculina da flor designa-se como androceu.

A contagem do número de carpelos numa flor deve ser feita tendo em conta os ovários, que constituem a base dos mesmos, já que alguns estigmas são profundamente fendidos.

O gineceu é designado como sincárpico se for formado por um ou mais carpelos fundidos na base e é classificado como apocárpico se os carpelos aparecem distintos uns dos outros.

O androceu é o conjunto dos estames, órgãos reprodutores masculinos de uma flor, com a função de produzir grãos de pólen. Cada estame é uma folha modificada especificamente para a função reprodutiva.

O androceu, junto com o gineceu (órgão reprodutor feminino, também conhecido como pistilo), formam os verticilos reprodutores de uma flor. Além do androceu e do gineceu, a flor é constituída por pedúnculo, receptáculo, sépalas e pétalas.

No androceu, os órgãos sexuais masculinos passam por um processo de formação de esporos, os grãos de pólen, conhecido como microsporogênese ou gametogênese masculina. Este processo ocorre com as células da parede interna da antera, que possui as células-mãe do pólen.




Fecundação
Quando o grão de pólen cai no estigma de uma flor, ocorre a sua germinação: o grão de pólen hidrata-se, rompe-se a exina e projeta-se a intina, formando o tubo polínico. Uma vez formado o tubo polínico, este começa a crescer ao longo do estilete. O núcleo germinativo divide-se por mitose e forma dois núcleos espermáticos ou gaméticos. O tubo polínico alcança o ovário, penetra no óvulo através da micrópila e ocorre uma dupla fecundação.

Uma vez ocorrida fecundação, há murchamento e queda das pétalas, sépalas e estames. O óvulo fecundado desenvolveu-se e forma a semente. No interior do óvulo, o zigoto 3n divide-se por mitose e forma um tecido de reserva, chamado endosperma secundário ou albúmen. Após a formação do endosperma, o zigoto 2n divide-se por mitose e forma o embrião.

( Definição tirada de http://www.flickr.com/photos/ana_cotta/2669122171/) em 01 de março de 2009.

  

Local da casa onde os gregos acomodavam as mulheres, apartadas dos homens que, por extensão, passou a significar também uma instituição em que só as mulheres podem participar.

"A palavra gineceu tem a mesma raiz etimológica de ginecologia e ginecologista, respectivamente, a ciência que estuda a parte sexual e reprodutiva das mulheres e o especialista nessa ciência médica".
  


Other informations about Gineceu:

Words with 7 Letters
The Word Gineceu has 7 Letters
The Word Gineceu has 4 vowels - i e eu
The Word Gineceu has 3 consonants - g n c
The Word Gineceu inverted: Uecenig
Reverse Search Onomasiological by Gineceu
Visualize Gineceu

1 page - 3 Definitions