Mamite

2 Definitions found.

Morphosyntactic classification

Mamite é um Substantivo, feminino singular ;

O que é
Mamite ou mastite é a inflamação da glândula mamária, geralmente provocada pela presença de microrganismos como bactéria, fungos, algas e leveduras. As bactérias são os agentes de maior importância como causa da doença. A sua ocorrência envolve três fatores principais: a resistência da vaca, o agente patogênico e o ambiente.

A inflamação se traduz por alterações na composição do leite e presença de células somáticas (CCS) em quantidades elevadas.

A mamite pode aparecer quando a vaca está em lactação e durante o período seco.

Quanto a sua forma de manifestação, a mamite pode ser classificada em: mamite clínica, em que existem sinais evidentes da doença e mamite subclínica que é caracterizada pela ausência de alterações visíveis no úbere e no leite, mas com redução na produção e alteração da composição do leite.

A forma clínica é mais comum após o parto e nas primeiras semanas da lactação. A sua incidência aumenta com a ordem da lactação.

Como tratar
Vacas com mamite clínica devem ser tratadas imediatamente com antibióticos adequados e produtos à base de enzimas. Para definir o melhor antimicrobiano deve-se realizar a cultura e o antibiograma do leite do quarto mamário afetado. O leite para o exame deve ser coletado antes de qualquer tratamento.

Em casos agudos, além da aplicação intramamária de antimicrobianos, pode ser necessário, também, o tratamento parenteral (injetável).

Em casos de mastite superaguda, causada por coliformes, é necessária a aplicação de ocitocina para a retirada completa do leite várias vezes ao dia, soroterapia o mais rápido possível por vias intravenosa e oral, fornecimento de água limpa à vontade, aplicação de antitóxicos, antiinflamatórios e pomadas descongestionantes local. Isso é necessário porque, nesse caso da mamite por coliformes, as toxinas liberadas pela bactéria causam mais danos do que a própria bactéria.

Como evitar
Como a erradicação da mamite é algo praticamente impossível de ser alcançado, o produtor deve objetivar o controle dos agentes da doença, exigindo esforço e dedicação para adotar um programa que contemple todos os fatores que influenciam sua ocorrência. São fatores relacionados aos animais, aos trabalhadores, ao ambiente e aos microrganismos.

Esse programa de controle terá sucesso se ocorrer a prevenção de novas infecções, a eliminação das infecções existentes e a redução da duração das infecções. Ele pode ser resumido nas seguintes medidas: ordenha higiênica, cuidadosa e completa; manutenção adequada e funcionamento correto de todos os equipamentos da ordenhadeira mecânica; desinfecção das tetas antes e após a ordenha; tratamento imediato de todos os casos clínicos de mamite; tratamento com antimicrobiano apropriado, de todos os quartos mamários à secagem; descarte de vacas com casos repetidos (crônicos) de mamite clínica; oferecer ambiente limpo, seco e confortável na área de permanência dos animais leiteiros (bezerra, novilhas, vacas secas e vacas em lactação); ter disponível água de bebida e para higiene dos animais e das instalações em qualidade (potável) e em quantidade; nutrição adequada dos animais.
  


Inflamação das glândulas mamárias.

Os agentes causadores das mamites são as bactérias dos gêneros estreptococos e estafilococos.
  

Other informations about Mamite:

Words with 6 Letters
The Word Mamite pode ser um palavrão/ofensiva
The Word Mamite has 6 Letters
The Word Mamite has 3 vowels - a i e
The Word Mamite has 3 consonants - m m t
The Word Mamite inverted: Etimam
Reverse Search Onomasiological by Mamite
Visualize Mamite

1 page - 2 Definitions