Páscoa

25 Definitions found.

Morphosyntactic classification

Páscoa é um Substantivo, feminino singular ;
Páscoa é um Substantivo próprio, feminino singular ;

Significa "passar sobre" e está ligada à saída dos hebreus
do Egito, marcando um novo início no mês de abibe (abril)do povo de Deus fora do cativeiro, passando a ser livre e podendo a partir daí a desfrutar das riquezas de Canaã, que
é o símbolo da promessa e graça para aqueles que acreditaram, passando por toda a provação do deserto, que
significa nossa própria existência aqui na terra.

O exemplo está na própria bíblia que narra este epsódio
da saída dos hebreus do Egito. O anjo do senhor vai passando por sobre os umbrais das casas onde existia o sangue do cordeiro, sinal para que o primogênito daquela casa não fosse dizimado.
  


Na verdade por força das providencias de Deus diante do sofrimento do povo escvravisado pelos Egipicios, é enviado um resgatador "Moises", para então promover os desejos do coração de amor de Deus, Levando Israel para as terras que ele mesmo prometeu. " Pascoa literalmente significa não apenas passagem, mas passagem da escravidão para a liberdade, assim como a crucificação de cristo tamém significa libertação, essa porem do pecado que pesa sobre todos os homens, para uma vida sem o peso da condenação do pecado, do qual jesus nos Libertou.

Depois da desobediencia de Adão e Eva, comendo da Árvore do conhecimento do bem e do mau da qual Deus disse não comeras e eles provaram; Então como consequencia Deus permitiu que os povos que foram criados à partir de Adão e Eva, se multiplicasem e com o pecado concebido falharam sem prescedente obtendo então o peso dos seus erros: foram feitos escravos por povos estrangeiros, por conta dos seus proprios pecados contra Deus , Mas Deus que não é rancoroso, mas amoroso, providenciou para aquele povo desobediente, um meio de libertação "Moises" que já seria um tipo de Cristo para aqueles dias dos Hebreu e seculos depois por se multiplicar a iniquidade desse mesmo povo liberto do Egito, mais uma vez se manifesta o amor de Deus dando aos desobedientes Hebreus, a libertação agora do peso do pecado que promove a morte eterna, para um novo momento por meio de Cristo que promove um libertação eterna " para aqueles que nele creem" e em seu sacrificio.
  

Falando sério: Nunca vi tanta bobagem com neste caso de "O que hoje denominamos de "Páscoa", era um evento mítico multinacional, advindo dos tempos mais remotos da humanidade. É uma corruptela moderna de "eu sofro", em aramaico ("pascho"...). Bobagem! Todos sabem que a origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bíblia, no livro chamado “Êxodo”. Êxodo significa saída, e é exatamente a saída dos judeus do Egito que esse livro relata. Quando Ramsés II, rei do Egito, subiu ao trono, apavorou-se com o crescimento do povo de Israel, achando que esse crescimento colocava em risco o seu poder. Essa preocupação, deu início a uma série de ordens e obras que levaram os judeus a um período de grande sofrimento.
...Conta a Bíblia que Deus, vendo o que se passava com seu povo, escolheu Moisés para tirá-los dessa situação, dando a ele os poderes necessários para o cumprimento da missão. Uma das maldições que Moisés lançou sobre o Faraó foi a morte de todos os primogênitos. Naquela noite Ordenou aos judeus que matassem um cordeiro que serviria como alimentação para a família, mas que marcassem suas portas com o seu sangue. Essa seria a marca de Pessach, que em hebraico significa passagem, nesse caso, indicando ao anjo da morte de que aquela porta deveria ser pulada. No dia seguinte, enquanto as famílias egípcias e o próprio Faraó e lamentavam a perda de seus primogênitos, foi autorizada a saída dos Hebreus do Egito. Pessach é uma data muito importante para os judeus. E o quadro A SANTA CEIA, representa um SEDER (refeição ritualística) comemorativa de Pessach. Pessach era comemorada na mesma data por judeus e cristãos e isso deixou de coincidir somente após a introdução do calendário gregoriano

Pessach (do hebraico פסח, ou seja, passagem), também conhecida como páscoa judaica, é o nome do sacríficio executado em 14 de Nissan segundo o calendário judaico e que precede a Festa dos Pães Ázimos (Chag haMatzot). Geralmente o nome Pessach é associado a esta festa também, que celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narrado no livro de Shemot (Êxodo).
De acordo com a tradição, a primeira celebração de Pessach ocorreu há 3500 anos, quando de acordo com a Torá, Deus enviou as Dez pragas do Egito sobre o povo do Egito. Antes da décima praga, o profeta Moisés foi instruído a pedir para que cada família hebréia sacrificasse um cordeiro e molhasse os umbrais (mezuzót) das portas com o sangue do cordeiro, para que não fossem acometidos pela morte de seus primogênitos.
Chegada a noite, os hebreus comeram a carne do cordeiro, acompanhada de pão ázimo e ervas amargas (como o rábano, por exemplo). À meia-noite, um anjo enviado por Deus feriu de morte todos os primogênitos egípcios, desde os primogênitos dos animais até mesmo os primogênitos da casa do Faraó. Então o Faraó, temendo ainda mais a Ira Divina, aceitou liberar o povo de Israel para adoração no deserto, o que levou ao Êxodo.
Como recordação desta liberação, e do castigo de Deus sobre Faraó foi instituído para todas as gerações o sacríficio de Pessach.
É importante notar que Pessach significa a passagem, porém a passagem do anjo da morte, e não a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho ou outra passagem qualquer, apesar do nome evocar vários simbolismos.
Um segundo Pessach era celebrado em 14 de Iyar,para que pessoas que na ocasião do primeiro Pessach estivessem impossibilitadas de ir ao Tabernáculo, fosse por motivos de impureza , ou por viagem .
  


A pascoa e a festa de comemoração dos hebreus apos sua saida do egito e era comemorada todo ano para q o povo lembrasse de seu livramento da escravidão do egito e era comemorada com cordeiro assado somente assado essa historia de ovo e coelho e uma outra historia q penetrou no cristianismo porque constantino era um redia frouxa e deixou a igreja virar bagunça dai veio lutero e toda a estoria da igreja etc etc. mas pascoa e isso festa da liberdade hebraica.

Vamos comemorar nossa libertação ? (pascoa)
  

Data comemorativa implantada por ordem de Deus. À Moisés no cativeiro do povo de Israel no Egito. O faraó inflexível na postura de não liberar o êxodo, sofreu diversas pragas, sendo a última delas a morte de todo primogênito do Egito, de animal a humano. Todos foram mortos pelos anjos do Senhor. ELE estabeleceu aquela data como a pascoa , que significa "deixo de sofrer"

" é que esta data fique na memoria do meu povo e se lembre que neste dia, Eu, o Seu Deus, o libertei da escravidão e esta fica a páscoa do meu povo..."
  


Other informations about Páscoa:

Words with 6 Letters
The Word Páscoa has 6 Letters
The Word Páscoa has 3 vowels - a oa
The Word Páscoa has 3 consonants - p sc
The Word Páscoa inverted: Aocsáp
Reverse Search Onomasiological by Páscoa
Visualize Páscoa

3 pages - 25 Definitions