Polinização

2 Definitions found.

Morphosyntactic classification

Polinização é um Substantivo, feminino singular ;

A polinização é o transporte do grão de pólen (que reúne os gametas masculinos) até o órgão feminino da flor ou até a flor feminina. Este processo pode dá-se por várias vias de transporte: vento (anemofilia), água (hidrofilia), insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) ou o homem (antropofilia).

Ao cair no estigma, o grão de pólen é estimulado por substância químicas a desenvolver-se. Forma-se o tubo polínico. De forma fascinante este tubo continua a desenvolver-se ao longo do estilete, atraído por substâncias liberados pelo óvulo (que detêm a oosfera, gameta feminino). Este crescimento do tubo, orientado por substância química é denominado QUIMIOTACTISMO.
  


Polinização é o ato da transferência de células reprodutivas masculinas (núcleos espermáticos) através dos grãos de pólen (espermatozoides das plantas) que estão localizados nas anteras de uma flor , para o receptor feminino (estigma) de outra flor (da mesma espécie), ou para o seu próprio estigma. Pode-se dizer que a polinização é o ato sexual das plantas espermatófitas, já que é através deste processo que o gameta masculino pode alcançar o gameta feminino e fecundá-lo.

Ex1. Flor de Neomarica candida sendo visitada por abelha: polinização entomófila.
Ex2. Gramínea Cortaderia sellowana, com suas inflorescências ao vento: polinização anemófilia.
  

Other informations about Polinização:

Words with 11 Letters
The Word Polinização has 11 Letters
The Word Polinização has 6 vowels - o i i a ao
The Word Polinização has 5 consonants - p l n z c
The Word Polinização inverted: Oãçazinilop
Reverse Search Onomasiological by Polinização
Visualize Polinização

1 page - 2 Definitions