Sacramentado

14 Definitions found.

Morphosyntactic classification

Sacramentado é um Verbo, particípio de sacramentar;
Sacramentado é um Substantivo, masculino singular ;
Sacramentado é um Adjetivo, masculino singular ;

Algo tido como inquestionável, certo, decidido

A decisão está sacramentada!
  


Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, os sacramentos são "sinais sensíveis e eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, mediante os quais nos é concedida a vida divina".

São sete os sacramentos adotados pela Igreja Católica: batismo, confirmação do batismo (ou crisma), confissão (ou penitência), eucaristia, ordem (sacerdotal), matrimônio e unção dos enfermos.
  

Os sacramentos do Novo Testamento, instituídos pelo Cristo Senhor e confiados à Igreja, como ações de Cristo e da Igreja, constituem sinais e meios pelos quais se exprime e se robustece a fé, se presta culto a Deus e se realiza a santificação dos homens: por isso, muito concorrem para criar, fortalecer e manifestar a comunhão eclesial: em vista disso, os ministros sagrados e os outros fiéis, em sua celebração, devem usar de suma veneração e devida diligência. Cânon 840º do Código de Direito Canônico.
Em sua essência, os sacramentos nos transmitem a Vida Divina, de forma suprema no sacramento da eucaristia, que é o sacramento do próprio Corpo e Sangue de Jesus Cristo: "Caro mea vere est cibus, et sanguis meus vere est potus". O fiel deve meditar de que forma se manifesta a Vida Divina em cada sacramento: no batismo, nos tornamos filhos de Deus e seus herdeiros; na crisma, soldados de Cristo; na penitência, nos reconciliamos com Deus; no matrimônio, somos colaboradores do Criador na geração de novas vidas; na ordem sagrada, concedida pela legítima Hierarquia da Igreja Católica, os ministros podem administrar todos os sacramentos como instrumentos de Cristo; e na unção dos enfermos, recebemos a unção com óleo para nosso alívio e salvação.

Sacramento da Eucaristia
  


A palavra Sacramental significa -semelhante a um Sacramento-. Os Sacramentais não conferem a Graça à maneira dos Sacramentos, mas são como que vias para ela, e como tal ajudam a santificar as diferentes circunstâncias da vida humana. Os Sacramentais despertam no cristão sentimentos de amor santo e de fé. Diz o Catecismo da Igreja Católica (§1670-1667). os Sacramentais são numerosos, sendo que muitos teólogos os classificam em seis grupos:
- Orans: basicamente são as orações que se costuma rezar publicamente na Igreja, como o Pai Nosso e as Ladainhas.
-Tinctus: o uso da água benta e certas unções que se usam na administração de alguns Sacramentos e que não pertencem à sua essência.
- Edens: indica o uso do pão bento ou outros alimentos santificados pela bênção de um Sacerdote.
- Confessus: quando se reza o Confiteor, individual ou publicamente, para pedir perdão a Nosso Senhor por nossos pecados e falhas, das quais já não nos lembramos mais. Cremos que Deus, já neste ato, nos cumula de graças.
- Dans: esmolas ou doações, espirituais ou corporais, bem como os atos de misericórdia prescritos pela Igreja. ? Acima das esmolas que possamos dar, está o bem espiritual que possamos fazer ao próximo. Além desse ato ser um Sacramental, adquirimos uma série de méritos pela caridade fraterna e pelas outras virtudes que a acompanham.
- Benedicens: as bênçãos que dão o Papa, os Bispos e os sacerdotes; os exorcismos; a bênção de reis, abades ou virgens e, em geral, todas as bênçãos sobre coisas santas.
Certos objetos bentos de devoção, como medalhas, velas e escapulários, também são considerados Sacramentais: o Crucifixo, a Medalha de Nossa Senhora das Graças e a Medalha de São Bento estão entre os maiores exemplos, sendo fundamental entender que não são "talismãs" nem "amuletos da sorte", e sim sinais visíveis de nossa fé. Não agem automaticamente contra as adversidades, como se tivessem "poderes mágicos", mas são como recursos auxiliares para nos unir ainda mais a Nosso Senhor e devem nos estimular no progresso da fé.
No caso do crucifixo, em sua forma clássica ou na versão de São Damião, representam nossa fé na palavra do Cristo, que diz que todo aquele que quiser segui-lo deve carregar a sua própria cruz. Sabemos muito bem que a cruz que devemos carregar não é esta pequena peça que trazemos ao pescoço, pendendo de um cordão ou de uma correntinha, mas é uma maneira de nos lembrarmos sempre disso, além de funcionar como uma espécie de testemunho de nossa fé.
Efeitos dos Sacramentais:
Os efeitos que produzem ou podem produzir os Sacramentais dignamente recebidos são muitos. Em geral: - Obtêm graças atuais (temporais), com especial eficácia, pela intervenção da Igreja (ex opere operandis Ecclesiae).
- Perdoam os pecados veniais por via de impetração, enquanto que, pelas boas obras que fazem praticar e pela virtude das orações da Igreja, excitam-nos aos sentimentos de contrição e atos de caridade.
- Às vezes, perdoam toda pena temporal dos pecados passados, em virtude das indulgências que costumam acompanhar o uso dos Sacramentais.
- Obtêm-nos graças temporais, se convenientes para nossa salvação. Por exemplo, a restauração da saúde corporal, a proteção numa viagem perigosa, etc.

Certos objetos bentos de devoção, como medalhas, velas e escapulários, também são considerados Sacramentais: o Crucifixo, o escapulário do Carmo, a Medalha de Nossa Senhora das Graças e a Medalha de São Bento estão entre os maiores exemplos, sendo fundamental entender que não são "talismãs" nem "amuletos da sorte", e sim sinais visíveis de nossa fé. Não agem automaticamente contra as adversidades, como se tivessem "poderes mágicos", mas são como recursos auxiliares para nos unir ainda mais a Nosso Senhor e devem nos estimular no progresso da fé.
  

[Geog.]- Rio dos Estados Unidos, no estado da Califórnia, que nasce no monte Shasta, banha a capital do estado e, após unir-se ao rio San Joaquim, deságua na baía de São Francisco. Seu principal afluente é o rio Pit.

O rio Sacramento tem 607 Km. de extensão.
  


V.T. Dar a alguém os sacramentos da igreja (no caso do catolicismo, o batismo, a comunhão, o crisma, o matrimônio, a extrema unção e o Viático).

Pelo fato de ele estar muito doente, o padre veio sacramentar.
  

Efeito de sacramentar, receber sacramento.

A união dos dois estava sacramentada.
  

Flexão de sacramentado.
1. [Infrm.] Atos ou documentos legalizados, formalizados.
2. [Infrm.] Diz-se de compromissos assumidos.

Ex1. Vejam as compras sacramentadas da empresa.
Ex2. Temos nós promessas sacramentadas.
  

O mesmo que dizer que algo é feito ou realizado de forma sagrada ou divina.

A cerimônia deve ser realizada sacramente.
  

ADJ, que se sacramentou. Que se tornou sagrado ou consagrou-se.

Os homens foram sacramentados pelas palavras de Deus.
  

Other informations about Sacramentado:

Words with 12 Letters
The Word Sacramentado has 12 Letters
The Word Sacramentado has 5 vowels - a a e a o
The Word Sacramentado has 7 consonants - s cr m nt d
The Word Sacramentado inverted: Odatnemarcas
Reverse Search Onomasiological by Sacramentado
Visualize Sacramentado

2 pages - 14 Definitions