Azimute

By (RJ) in

Meaning of Azimute:

Azimute é uma terminologia, para fins náuticos de origem árabe muito pessoal e que, em termos de exatidão, ou melhor, geometricamente falando, teria a ver com uma função egocêntrica já que trata a seção do arco de circulo máximo que parte do ?globo ocular? do observador em direção ao objeto avistado.
Assim, comprimento e angulo, do arco de circulo máximo que partem da meridional do lugar até as coordenadas do objeto avistado (pode ser uma estrela), trata-se da base de triângulo de posiçao que muitos falam e poucos compreendem de onde partem e aonde findam.
Entretanto no mundo particular da terra plana, limitado por horizontes cartográficos, não há como negar que azimute, é o menor caminho entre duas coordenadas, numa carta náutica seria uma reta. Mas não fiquem pensando que o segmento, continuará sendo sempre a mesma reta transportada da rosa dos ventos, como recomenda nos manuais de agrônomos e mestres em navegação costeira, muito ao contrário o Azimute, é uma reta apenas naquele pequeno horizonte, mas além dele onde a vista não alcançaria, cobre uma curva geodésica com foco variável e simultaneamente aberta e fechada, e aquele que assumir semelhante missão de se aventurar em aguas distantes, terá que reprogramar o azimute de derrota em derrota, até cobrir de inicio ao fim da jornada a extensão do arco de círculo máximo.
Não tente fazer isso sem conhecimento de causa ou desacompanhado de instrumentos integrados de orientação como o GPS e a Navisfera de Wilson.


Usage example of the word Azimute:

Assim como todos os ângulos horários são arcos de círculos máximos que partem do polo terrestre ao observador, da mesma forma, todos os azimutes, são seções de círculos máximos que partem do observador ao objeto avistado.