Camboatã-vermelho

By (SP) in

Meaning of Camboatã-vermelho:

Nome científico: Cupania vernalis Camb.
Características gerais da espécie: espécie semidecídua que atinge uma altura de 10-22 m, com tronco de 50-70 cm de diâmetro. Folhas compostas, com 10-18 folíolos de 6-15 cm de comprimento. Floresce durante os meses de março-maio, e a maturação dos frutos verifica-se desde o final de setembro até novembro.
Recomendações silviculturais: para obtenção de sementes deve-se colher os frutos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea, em seguida leva-los ao sol para completarem a abertura e liberação das sementes. Não há necessidade de retirar a pequena porção de arilo que recobre parcialmente a base da semente. Um quilograma de sementes assim obtidas contém aproximadamente 2.580 unidades. Sua viabilidade em armazenamento é curta.
Potencialidades e uso da madeira: a madeira é própria para obras internas, marcenaria, moirões, esteios, forma para calçados, lenha e carvão. A árvore é esbelta e pode ser empregada no paisagismo, principalmente na arborização de ruas. Como planta secundária adaptada à insolação direta e produtora de frutos muito procurados por pássaros, é útil para plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente. As flores são melíferas.


Usage example of the word Camboatã-vermelho:

CAmboatã-vermelho é uma planta