Grafema

By (PR) in

Meaning of Grafema:

O termo grafema a que tudo indica parece provir dos vocábulos gregos grafé (escritura, arte de escrever) e emai (estar sentado, permanecer imóvel) que literalmente pode ser traduzido por: escritura imóvel. Os grafemas são definidos como a unidade fundamental de um sistema de escrita.

Grafema & letra
A diferença entre grafema e letra é muito sutil. De fato, os grafemas são a abstração formal de símbolos que convecionalmente representam um fonema ao qual damos o nome de letra, ou seja, o grafema é a idéia acerca das fomas do símbolo e a letra é a materialização (representação gráfica). Os grafemas por serem unidades fundamentais permitem que reconheçamos uma dada letra escrita sob formas um tanto diversas do paradigma. É por esse motivo que a sua etimologia indique "escritura imóvel". Para consolidar o entendimento acompanhe os exemplos:

A , a
Embora estejam grafadas diferentemente, essas duas representações são reconhecidas por meio da idéia que se tem do símbolo "a", isto é, por meio do grafema "a" . À medida que esta abstração é posta no papel automaticamente recebe o nome de letra, ou seja, a escrita em si. Analogicamente teríamos uma situação muito próxima àquela que encontramos na Matemática acerca das definições de número e numeral, onde o número é a idéia que envolva quantidade, valor (...) - [grafema = idéia acerca da forma] -, e numeral ao símbolo ou a associação de símbolos que representem graficamente a idéia de número [letra = representa fonemas por meio dessa ideia formal]. Da mesma forma que expressando numerais lemos número, também expressando -se fonemas por meio de letras lemos grafema.


Usage example of the word Grafema:

Com base na analogia anterior teríamos os seguintes exemplos:

1.452 = númeral mil quatrocentos e cinqüênta e dois, mas também lemos número mil quatrocentos e cinqüênta e dois.

A = letra 'a', mas também lemos grafema 'a'