Tesão

By (SP) in

Meaning of Tesão:

Como diria um amigo: "Sem tesão não há solução!"... "Tudo na vida tem que ser feito com tesão"... "Sem tesão a humanidade não progrediria!".
Mas o que é "TESÃO"?
Vamos ao dicionário: Não há definição, pois é uma palavra informal. Mas, e se eu recorresse ao site Google e procurasse por um dicionário informal?
Obteria isso: "Excitação sexual. Vontade de fazer sexo."
Eu diria que é uma vontade. Uma vontade se ter um prazer. E não apenas no plano sexual. De todo modo, se esse tesão é caracterizado pela vontade, o prazer seria caracterizado pelo gozo. E é aí que a gente percebe o quão pobre de espírito a sociedade é: Se jogássemos a frase ?tesão por gozar?, muitas senhoras de guarda-chuva bateriam em nós, muitas olhariam torto e diriam que não tivemos educação, o sexo oposto acharia que estaríamos flertando com ele, etc. Por que as pessoas insistem em achar que tudo tem a obrigação de ter uma relação com o Sexo? Mal conhecem Freud e já começam a achar que estão psicanalisando.
Em um de meus textos, disse uma vez que a humanidade deu valor a valores errôneos. E não é que eu estava certa? Talvez, até, eu esteja me desprendendo de um deles ao pensar uma coisa como essa. Claro que precisei de uma ajudinha do meu amigo Helmut, que me disse essas frases com as quais comecei minha filosofia e intitulei meu texto, mas se não fosse minha imaginação, esse texto não teria chegado em um papel.
Voltando ao exemplo, ao invés de a humanidade entender que ?tesão por gozar? é ?vontade pelo prazer? e que isso não, necessariamente, tem a ver com SEXO, ela insiste em aceitar aquilo que já está posto, aquilo que a sociedade, conforme toda a transformação de valores, impôs. Acho que já se tornou tão comum o fato de estupradores ?maníacos do parque? estar se multiplicando, que a maioria das pessoas mal conseguem olhar para coisas como elas, realmente, são.


Usage example of the word Tesão:

Tesão não é só vontade, é arrepio, é atração. É o simples fato de querer. De estar perto. Não, precisamente, querer fazer sexo. É vontade, sim. Vontade de ter, de ser, de estar, de querer, de fazer acontecer. Vontade de realizar um sonho, de passar no vestibular, de querer estar com alguém. Também é sentir calafrio, batidas do coração, e por que não, uma paixão arrebatadora?
Gozar não é só ter orgasmos, é sentir prazer. E a gente sente prazer quando conseguimos realizar algo que queríamos fazer, ou que nos empenhamos para conseguir. Um objetivo alcançado, uma prova bem feita, um livro lido até o fim com emoção. Tudo isso é gozar. Gozar a vida é aproveitar, é desfrutar tudo o que a vida tem a oferecer, ou mesmo desfrutar o pouco, mas com vontade. Também é zombar ou, simplesmente, achar graça.
Imaginem, pois, se não houvesse o Tesão (Vontade) ou o Gozo (Prazer)... Seguindo por onde iniciei esse texto, se ninguém tivesse tido vontade uma vez na vida, não teríamos nunca encontrado o prazer, afinal.. Nem sempre ?querer, é poder?!