Smog

2 Definitions found.

O termo smog deriva da junção das palavras inglesas smoke, que significa fumaça, e fog, que significa neblina e é um termo usado para descrever a poluição do ar visível, muito comum em áreas urbanas.
O smog consiste no resultado de várias reações químicas entre vários poluentes primários, que podem derivar de emissões dos automóveis, emissões da indústria, incêndios, entre outros, que dependem do clima, já que a sua composição é influenciada também pelo sol.
Este tipo de poluição do ar pode ser prejudicial à saúde, já que pode causar irritação nos olhos, garganta e nariz, afetar os pulmões, provocar tosse a agravar doenças respiratórias, como a asma, por exemplo, além de prejudicar também as plantas e os animais.

[...] Nos primeiros dias de outubro de 1954, o smog surgiu sem aviso. Permaneceu, implacável, durante várias semanas. As condições para seu surgimento eram perfeitas: os dias eram quentes e o ar pairava ali, estagnado, não havia nem uma brisa; um denso nevoeiro azul-acinzentado estacionara sobre a baía de Los Angeles, sufocando-a. Afetava os pulmões, tornando a respiração um sofrimento. Queimava a garganta; irritava os olhos, fazendo-os coçar, doer, lacrimejar e às vezes inchar; causava distúrbios respiratórios duradouros. [...]
(Trecho do livro A Busca - Energia, Segurança e a Reconstrução do Mundo Moderno de Daniel Yergin . Pág. 713 . Ed. Intrínseca)
  


Queima incompleta de combustível fósseis (base de petróleo).

Smog é a fumaça de poluição que se acumula na atmosfera dos grandes centros urbanos.
  

Other informations about Smog:

Words with 4 Letters
The Word Smog has 4 Letters
The Word Smog has 1 vowels - o
The Word Smog has 3 consonants - sm g
The Word Smog inverted: Goms
Reverse Search Onomasiological by Smog
Visualize Smog

1 page - 2 Definitions