Tonalidade
3 definições encontradasSubstantivo
to.na.li.ˈda.ʤɪ
to-na-li-[da]-de
Enviado por Leonardo Pereira Araújo (SP) em 11-04-2009
Significado de Tonalidade
Significado de Tonalidade
TONALIDADE, em referência às escalas maiores e às menores, é a hierarquização interna das notas dessas escalas, onde algumas notas ou graus das escalas têm preponderância sobre as outras. Assim, todas as notas e, por conseqüência, os acordes representam as funções de tônica, que é a sensação de final ou de repouso dentro da música; de subdominante, que é a sensação de tensão crescente; e de dominante, que, ao mesmo tempo representa a tensão máxima na música, por suas notas serem totalmente diversas da tônica, e é, também, a preparação para a tônica, marcando o início do retorno. TONALIDADE é um sistema de sons baseados nas Escalas maior, menor, menor harmônica e menor melódica, onde os graus da escala são observados de acordo com sua função dentro da harmonia. Cada um dos graus de uma escala desempenha funções próprias na formação e concatenação dos acordes. A palavra função serve para estabelecer a sensação que determinado grau (ou acorde) nos dá dentro da frase harmônica. Ao ouvir uma escala, percebemos que as notas repousam em certos graus e criam tensão em outros. O repouso absoluto é feito no grau I, centro de todos os movimentos. Assim, cada grau tem função definida em relação à tônica de uma escala, criando momentos estáveis, instáveis e menos instáveis, cuja variação motiva a continuidade da música até o repouso final. O plural de TONALIDADE é TONALIDADES.
Existem 15 tonalidades cujas três são enarmônicas. São elas:
Triádicas:
Dó Maior: C-Dm-Em-F-G-Am-Bdim
Dó Sustenido Maior (enarmônica): C#-D#m-E#m-F#-G#-A#m-B#dim
Ré Bemol Maior (enarmônica): Db-Ebm-Fm-Gb-Ab-Bbm-Cdim
Ré Maior: D-Em-F#m-G-A-Bm-C#dim
Mi Bemol Maior: Eb-Fm-Gm-Ab-Bb-Cm-Ddim
Mi Maior: E-F#m-G#m-A-B-C#m-D#dim
Fá Maior: F-Gm-Am-Bb-C-Dm-Edim
Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim
Sol Bemol Maior (enarmônica): Gb-Abm-Bbm-Cb-Db-Ebm-Fdim
Sol Maior: G-Am-Bm-C-D-Em-F#dim
Lá Bemol Maior: Ab-Bbm-Cm-Db-Eb-Fm-Gdim
Lá Maior: A-Bm-C#m-D-E-F#m-G#dim
Si Bemol Maior: Bb-Cm-Dm-Eb-F-Gm-Adim
Si Maior (enarmônica): B-C#m-D#m-E-F#-G#m-A#dim
Dó Bemol Maior (enarmônica): Cb-Dbm-Ebm-Fb-Gb-Abm-Bbdim
Tetrádicas:
Dó Maior: C7M-Dm7-Em7-F7M-G7-Am7-Bm7b5
Dó Sustenido Maior (enarmônica): C#7M-D#m7-E#m7-F#7M-G#7-A#m7-B#m7b5
Ré Bemol Maior (enarmônica): Db7M-Ebm7-Fm7-Gb7M-Ab7-Bbm7-Cm7b5
Ré Maior: D7M-Em7-F#m7-G7M-A7-Bm7-C#m7b5
Mi Bemol Maior: Eb7M-Fm7-Gm7-Ab7M-Bb7-Cm7-Dm7b5
Mi Maior: E7M-F#m7-G#m7-A7M-B7-C#m7-D#m7b5
Fá Maior: F7M-Gm7-Am7-Bb7M-C7-Dm7-Em7b5
Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#7M-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5
Sol Bemol Maior (enarmônica): Gb7M-Abm7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5
Sol Maior: G7M-Am7-Bm7-C7M-D7-Em7-F#m7b5
Lá Bemol Maior: Ab7M-Bbm7-Cm7-Db7M-Eb7-Fm7-Gm7b5
Lá Maior: A7M-Bm7-C#m7-D7M-E7-F#m7-G#m7b5
Si Bemol Maior: Bb7M-Cm7-Dm7-Eb7M-F7-Gm7-Am7b5
Si Maior (enarmônica): B7M-C#m7-D#m7-E7M-F#7-G#m7-A#m7b5
Dó Bemol Maior (enarmônica): Cb7M-Dbm7-Ebm7-Fb7M-Gb7-Abm7-Bbm7b5
Estas tonalidades também formam 7052-3416s e 6143-2507s.
Palavras Relacionadas a Tonalidade
escala enarmonia seqÜÊncia sustenido bemol modulaÇÃo acorde 7052-3416 6143-2507 more...
Enviado por Leonardo Pereira Araújo (SP) em 04-04-2009
Significado de Tonalidade
Significado de Tonalidade
TONALIDADE, em referência às escalas maiores e às menores, é a hierarquização interna das notas dessas escalas, onde algumas notas ou graus das escalas têm preponderância sobre as outras. Assim, todas as notas e, por consequência, os acordes representam as funções de tônica, que é a sensação de final ou de repouso dentro da música; de subdominante, que é a sensação de tensão crescente; e de dominante, que, ao mesmo tempo representa a tensão máxima na música, por suas notas serem totalmente diversas da tônica, e é, também, a preparação para a tônica, marcando o início do retorno. TONALIDADE é um sistema de sons baseados nas Escalas maior, menor, menor harmônica e menor melódica, onde os graus da escala são observados de acordo com sua função dentro da harmonia. Cada um dos graus de uma escala desempenha funções próprias na formação e concatenação dos acordes. A palavra função serve para estabelecer a sensação que determinado grau (ou acorde) nos dá dentro da frase harmônica. Ao ouvir uma escala, percebemos que as notas repousam em certos graus e criam tensão em outros. O repouso absoluto é feito no grau I, centro de todos os movimentos. Assim, cada grau tem função definida em relação à tônica de uma escala, criando momentos estáveis, instáveis e menos instáveis, cuja variação motiva a continuidade da música até o repouso final. O plural de TONALIDADE é TONALIDADES.
Existem 15 tonalidades cujas três são enarmônicas. São elas:
Triádicas:
Dó Maior: C-Dm-Em-F-G-Am-Bdim
Dó Sustenido Maior (enarmônica): C#-D#m-E#m-F#-G#-A#m-B#dim
Ré Bemol Maior (enarmônica): Db-Ebm-Fm-Gb-Ab-Bbm-Cdim
Ré Maior: D-Em-F#m-G-A-Bm-C#dim
Mi Bemol Maior: Eb-Fm-Gm-Ab-Bb-Cm-Ddim
Mi Maior: E-F#m-G#m-A-B-C#m-D#dim
Fá Maior: F-Gm-Am-Bb-C-Dm-Edim
Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim
Sol Bemol Maior (enarmônica): Gb-Abm-Bbm-Cb-Db-Ebm-Fdim
Sol Maior: G-Am-Bm-C-D-Em-F#dim
Lá Bemol Maior: Ab-Bbm-Cm-Db-Eb-Fm-Gdim
Lá Maior: A-Bm-C#m-D-E-F#m-G#dim
Si Bemol Maior: Bb-Cm-Dm-Eb-F-Gm-Adim
Si Maior (enarmônica): B-C#m-D#m-E-F#-G#m-A#dim
Dó Bemol Maior (enarmônica): Cb-Dbm-Ebm-Fb-Gb-Abm-Bbdim
Tetrádicas:
Dó Maior: C7M-Dm7-Em7-F7M-G7-Am7-Bm7b5
Dó Sustenido Maior (enarmônica): C#7M-D#m7-E#m7-F#7M-G#7-A#m7-B#m7b5
Ré Bemol Maior (enarmônica): Db7M-Ebm7-Fm7-Gb7M-Ab7-Bbm7-Cm7b5
Ré Maior: D7M-Em7-F#m7-G7M-A7-Bm7-C#m7b5
Mi Bemol Maior: Eb7M-Fm7-Gm7-Ab7M-Bb7-Cm7-Dm7b5
Mi Maior: E7M-F#m7-G#m7-A7M-B7-C#m7-D#m7b5
Fá Maior: F7M-Gm7-Am7-Bb7M-C7-Dm7-Em7b5
Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#7M-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5
Sol Bemol Maior (enarmônica): Gb7M-Abm7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5
Sol Maior: G7M-Am7-Bm7-C7M-D7-Em7-F#m7b5
Lá Bemol Maior: Ab7M-Bbm7-Cm7-Db7M-Eb7-Fm7-Gm7b5
Lá Maior: A7M-Bm7-C#m7-D7M-E7-F#m7-G#m7b5
Si Bemol Maior: Bb7M-Cm7-Dm7-Eb7M-F7-Gm7-Am7b5
Si Maior (enarmônica): B7M-C#m7-D#m7-E7M-F#7-G#m7-A#m7b5
Dó Bemol Maior (enarmônica): Cb7M-Dbm7-Ebm7-Fb7M-Gb7-Abm7-Bbm7b5
Enviado por Leonardo Pereira Araújo (SP) em 10-04-2009
Significado de Tonalidade
Significado de Tonalidade
TONALIDADE, em referência às escalas maiores e às menores, é a hierarquização interna das notas dessas escalas, onde algumas notas ou graus das escalas têm preponderância sobre as outras. Assim, todas as notas e, por conseqüência, os acordes representam as funções de tônica, que é a sensação de final ou de repouso dentro da música; de subdominante, que é a sensação de tensão crescente; e de dominante, que, ao mesmo tempo representa a tensão máxima na música, por suas notas serem totalmente diversas da tônica, e é, também, a preparação para a tônica, marcando o início do retorno. TONALIDADE é um sistema de sons baseados nas Escalas maior, menor, menor harmônica e menor melódica, onde os graus da escala são observados de acordo com sua função dentro da harmonia. Cada um dos graus de uma escala desempenha funções próprias na formação e concatenação dos acordes. A palavra função serve para estabelecer a sensação que determinado grau (ou acorde) nos dá dentro da frase harmônica. Ao ouvir uma escala, percebemos que as notas repousam em certos graus e criam tensão em outros. O repouso absoluto é feito no grau I, centro de todos os movimentos. Assim, cada grau tem função definida em relação à tônica de uma escala, criando momentos estáveis, instáveis e menos instáveis, cuja variação motiva a continuidade da música até o repouso final. O plural de TONALIDADE é TONALIDADES.
Existem 15 tonalidades cujas três são enarmônicas. São elas:
Triádicas:
Dó Maior: C-Dm-Em-F-G-Am-Bdim
Dó Sustenido Maior (enarmônica): C#-D#m-E#m-F#-G#-A#m-B#dim
Ré Bemol Maior (enarmônica): Db-Ebm-Fm-Gb-Ab-Bbm-Cdim
Ré Maior: D-Em-F#m-G-A-Bm-C#dim
Mi Bemol Maior: Eb-Fm-Gm-Ab-Bb-Cm-Ddim
Mi Maior: E-F#m-G#m-A-B-C#m-D#dim
Fá Maior: F-Gm-Am-Bb-C-Dm-Edim
Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#-G#m-A#m-B-C#-D#m-E#dim
Sol Bemol Maior (enarmônica): Gb-Abm-Bbm-Cb-Db-Ebm-Fdim
Sol Maior: G-Am-Bm-C-D-Em-F#dim
Lá Bemol Maior: Ab-Bbm-Cm-Db-Eb-Fm-Gdim
Lá Maior: A-Bm-C#m-D-E-F#m-G#dim
Si Bemol Maior: Bb-Cm-Dm-Eb-F-Gm-Adim
Si Maior (enarmônica): B-C#m-D#m-E-F#-G#m-A#dim
Dó Bemol Maior (enarmônica): Cb-Dbm-Ebm-Fb-Gb-Abm-Bbdim
Tetrádicas:
Dó Maior: C7M-Dm7-Em7-F7M-G7-Am7-Bm7b5
Dó Sustenido Maior (enarmônica): C#7M-D#m7-E#m7-F#7M-G#7-A#m7-B#m7b5
Ré Bemol Maior (enarmônica): Db7M-Ebm7-Fm7-Gb7M-Ab7-Bbm7-Cm7b5
Ré Maior: D7M-Em7-F#m7-G7M-A7-Bm7-C#m7b5
Mi Bemol Maior: Eb7M-Fm7-Gm7-Ab7M-Bb7-Cm7-Dm7b5
Mi Maior: E7M-F#m7-G#m7-A7M-B7-C#m7-D#m7b5
Fá Maior: F7M-Gm7-Am7-Bb7M-C7-Dm7-Em7b5
Fá Sustenido Maior (enarmônica): F#7M-G#m7-A#m7-B7M-C#7-D#m7-E#m7b5
Sol Bemol Maior (enarmônica): Gb7M-Abm7-Bbm7-Cb7M-Db7-Ebm7-Fm7b5
Sol Maior: G7M-Am7-Bm7-C7M-D7-Em7-F#m7b5
Lá Bemol Maior: Ab7M-Bbm7-Cm7-Db7M-Eb7-Fm7-Gm7b5
Lá Maior: A7M-Bm7-C#m7-D7M-E7-F#m7-G#m7b5
Si Bemol Maior: Bb7M-Cm7-Dm7-Eb7M-F7-Gm7-Am7b5
Si Maior (enarmônica): B7M-C#m7-D#m7-E7M-F#7-G#m7-A#m7b5
Dó Bemol Maior (enarmônica): Cb7M-Dbm7-Ebm7-Fb7M-Gb7-Abm7-Bbm7b5
Estas tonalidades também formam 7052-3416s e 6143-2507s.
Other informations about Tonalidade
The Word Tonalidade has 10 Letters
The Word Tonalidade has 5 vowels - o a i a e
The Word Tonalidade has 5 consonants - t n l d d
Reverse Search Onomasiological by Tonalidade
The Word Tonalidade inverted: Edadilanot
The Word Tonalidade has 5 vowels - o a i a e
The Word Tonalidade has 5 consonants - t n l d d
Reverse Search Onomasiological by Tonalidade
The Word Tonalidade inverted: Edadilanot