Urso

14 Definitions found.

Morphosyntactic classification

Urso é um Substantivo, masculino singular ;

[Zool.] Mamífero carnívoro da família dos Ursídeos, pesado e maciço, pode atingir tres metros,tem cabeça redonda,focinho pontudo, orelhas curtas, cauda pequena e é dotado de audição e olfato muito desenvolvidos.

O urso-branco vive nas regiões geladas do hemisfério norte.
  


Mamífero da espécie carnívora, de grande estatura, pesado e domesticável.

Os ursos da região do Ártico têm vida aquática e se aliementam sobretudo de peixes e ficas
  

[Geogr.]- Urso ou Grande Lago do Urso, é o maior lago do
Canadá, situado no noroeste do país. Tem uma superfície
de 31,7 mil, km2., sendo considerado o 6º maior lago de
água doce do mundo,em área. Sua profundidade máxima
é de 446 metros. As águas do lago são extremamente frias
e o gelo impede a navegação durante 8 dos 12 meses do
ano. Sua altitude é de 16 metros, acima do nível do mar.

O lago deságua no rio Grande Urso, que é portanto seu
efluente (VIDE), e que por sua vez é afluente do rio Mac-
kenzie.
  


Pessoa que fica dando em cima de outras, descaradamente. Geralmente homem

Aquele cara está tentando ficar com ela há 2 semanas, e com aquela desde ontem. Ele é muito urso.
Todo dia ele fica beijando, abraçando aquelas meninas.
Esse bicho é urso.
  

Certamente também podemos incluir este tipo de palavra "pejorativa" como o famoso ricardão!

Nossa, a mulher dele estava com o urso no cinema!
  


Pode ser considerado um animal, mas também pode designar um homem (homossexual ou não ) que atraí outros homens, mas referido popularmente como "urso peludo".

Ontem eu sai um urso peludão, foi incrível!
  

A presença do Urso no Carnaval pernambucano é herança europeia. A longa convivência com o animal, desde tempos primitivos, promove sua incorporação às tradições culturais desses povos. Ao extrapolar o universo utilitário (como alimento, uso da pele, etc.), o Urso ganha imensa representatividade no imaginário popular. Inúmeros registros na literatura, nas canções, na mitologia, nas representações teatrais e até nos rituais religiosos o traduzem.

No Brasil, a ocorrência do Urso tem início no século XIX com os imigrantes italianos. Entre eles, a comunidade cigana ligada à arte circense que, entre outros espetáculos, apresenta ursos ?amestrados?. Esse número populariza a imagem do urso e o insere definitivamente na cultura nordestina.

Inicialmente, a brincadeira caracterizava-se apenas pela presença de um homem fantasiado de urso, pelo Italiano ou Domador e pelo Caçador, acompanhados de alguns músicos. Até hoje, quando se pensa em La Ursa, denominação popular da brincadeira, é comum imaginar crianças a brincar nas ruas durante o carnaval, batendo latas, puxando alguém fantasiado de Urso e gritando ?A La Ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro?.

Os Ursos que participam do Concurso de Agremiações Carnavalescas apresentam diversos outros elementos como porta-cartaz (uma espécie de estandarte); tema; faixa ou abre-alas (com o nome do Urso, ano de desfile e tema); alas e cordões; e uma orquestra.

As músicas são cantadas por um coral, normalmente em ritmo de marchinhas, xotes, baiões, polcas e xaxados, com letras que podem falar da própria brincadeira, do tema que o Urso traz para a avenida, ou ainda canções de duplo sentido associando o Urso à figura de um amante. Os principais instrumentos da orquestra são: sanfona, triângulo, pandeiro, reco-reco, violão, tarol e surdo, podendo incluir cavaquinho, banjo e ganzá.

A história e a função de cada personagem (ou figura) muitas vezes mudam de grupo para grupo. O Urso dança preso ao Caçador por uma corda ou corrente e, em alguns momentos do desfile, foge e simula ataques ao público. O Caçador traz uma espingarda e exibe o Urso capturado. O Italiano representa um ?gringo?, com uma maleta de dinheiro, como vendedor do Urso ou tentando comprá-lo.

URSO BRANCO DO ZÉ

De acordo com Dona Maria de Lourdes, fundadora e presidente, ?o Urso Branco do Zé é de entidade?. Surgiu no Centro Espírita Mãe Oxum, por solicitação de um mestre (Seu José), que pediu aos participantes que fizessem um Urso de Carnaval. O Centro funcionava no bairro de Quitandinha (Jaboatão dos Guararapes) e com o Urso, mudou-se para Peixinhos (Olinda). Atualmente tem sua sede no bairro do Ibura, no Recife.

Além de Dona Maria, fundaram o Urso, em 09 de fevereiro de 1992, Roberto da Silva, Maria José Barbosa, Amaro de Lira, Luiz de Lira, Luzia de Lira e Severino Francisco.

As cores da agremiação são o amarelo e o azul, em referência aos orixás Oxum e Iemanjá. O Urso Branco do Zé diferencia-se dos outros grupos pelo uso de fantasias luxuosas, criadas pelo estilista Cazuza. ?Minha gente, o Urso não vai ficar só naquilo ali, ?roupa estampadinha?? Acabou aquilo, criatura!? então a gente ficou assim estilizado.? (Dona Maria)


URSO CANGAÇÁ DE ÁGUA FRIA

O Urso Cangaçá foi fundado em 03 de janeiro de 1983 por Johnson Arcanjo, João Eugênio e Zuleide Alves, no bairro de Água Fria. O nome Cangaçá vem de cangaço e significa troço velho, pois inicialmente, o Urso brincava com roupas velhas, ao som de batidas de latas, percorrendo a comunidade.

Em 1996, Cristina Andrade, atual presidente do Urso Cangaçá, resolveu assumi-lo, revigorando um ?brinquedo? que estava prestes a acabar. A partir de então, com a ajuda da comunidade, de artistas e amigos, conseguiu que o urso fosse vice-campeão por vários anos e depois campeão.

O Urso Cangaçá, além dos elementos tradicionais, apresenta em seu conjunto a inovação, a força e a beleza de seus desfilantes, incluindo crianças, adultos e idosos. O Cangaçá está presente na programação oficial do Carnaval do Recife e é convidado também para se apresentar em outros momentos festivos da cidade.
  

Quase veado. No jogo do bicho, urso é 23, e veado 24. Então: urso é um homem que é quase veado.

Aquele cara ali que não tem namorada... é um urso
  

Dentro da comunidade gay, é aquele tipo de "homem" grande, meio gordo, pesadão e que também são peludos e/ou barbudos.

--Você viu aquele novo BBB ursão? Dizem que ele é bi! Será?!?
  

Na natureza, animal de grande porte. No Nordeste significa o homem que está botando chifre na cabeça do marido da adultera ( ou gaieira no popular )

Depois que o zé vai trabalhar o urso vai na sua casa e tome gaia !!
  

Other informations about Urso:

Words with 4 Letters
The Word Urso pode ser um palavrão/ofensiva
The Word Urso pode ser uma gíria/informal/sigla
The Word Urso has 4 Letters
The Word Urso has 2 vowels - u o
The Word Urso has 2 consonants - rs
The Word Urso inverted: Osru
Reverse Search Onomasiological by Urso
Visualize Urso

2 pages - 14 Definitions