Patrick

User since 04-05-2008
Already sent 4 Definitions.

4. Petiz

Criança, pirralho. A origem da palavra vem do francês "petits" (pequenos) que, pronunciado antes de uma palavra que comece com vogal, o 's' é pronunciado com som de 'z', sendo que o último 't' não é pronunciado. Ex.: "petits enfants" (lê-se: PETIZ-ÃNFÕN). Assim, originariamente, PETIZ tinha o significado de "pequenos", passando a significar 'criança' em português.

3. Homessa

Antiga interjeição originada da junção de 'homem + essa' (no sentido de quem diz "homem! essa agora..."). Tem o mesmo sentido de 'ora essa!', indicando que a pessoa está espantada ou intrigada com algo de que teve notícia. Também é grafada da forma "hom'essa".

2. Noiado

Preocupado com algo; intrigado.

1. Charter

Charter é uma palavra utilizada como sinônima de 'fretamento'. Assim, vôo charter é aquele fretado por operadoras de turismo, que vendem suas passagens ao consumidor. As companhias aéreas fazem esse fretamento às operadoras, em geral para rotas que normalmente não estão nos planos de vôos repetitivos (agendados com venda de passagens em balcão). Também se usa a qualificação charter para outros meios de transporte, como lanchas e barcos. Charter também se diz das escolas que, embora privadas, têm as mensalidades dos alunos custeados pelo Estado.


1 page - 4 Definitions