Evando

User since 18-05-2008
Already sent 1822 Definitions.

1822. Empelicado

O "Parto Empelicado" acontece quando a bolsa amniótica, que protege o bebê durante a gravidez, não se rompe por ocasião do trabalho de parto e parto. Desta forma o bebê nasce dentro da bolsa amniótica. A crença popular acredita que esses bebês terão muita sorte durante toda a vida.

DO PONTO DE VISTA CIENTÍFICO, É UMA CONDIÇÃO RARA?
O Parto Empelicado é uma ocorrência raríssima no cuidado obstétrico clássico no mundo contemporâneo onde a cultura obstétrica e do rompimento artificial da membrana amniótica durante o trabalho de parto. Estima-se que 1 em cada 80.000 bebês nasçam empelicado.

1821. Diáfano

Adjetivo
Transparente; que possibilita a passagem da luz através de sua massa compacta sem que haja prejuízo na percepção das formas dos objetos; translúcido.
[Figurado] Demasiadamente magro; muito magro.
[Figurado] Que não tem essência; impreciso ou vago.

1820. Santoral

Chama-se «santoral» ao calendário dos dias dedicados à memória e veneração dos Santos.
Desde o princípio do Cristianismo, em primeiro lugar, o culto e a veneração dos mártires, e, de seguida, o de ou¬¬tros santos, deu origem a calendários pró¬prios que estabeleciam as datas das suas festas e memórias, que iam sendo acrescentadas ao calendário «temporal» do Senhor. A partir do século XI, fo¬ram-se editando, à parte, os Santorais. O Concílio de Trento determinou a publi¬cação do novo Calendário, e o papa S. Pio V deu-lhe cumprimento, colocan¬do-o no início do Mis¬sal e do Breviário, tendendo a limitar as festas de Santos, no calendário eclesial. Mas, nos séculos seguintes, essa tendência foi-se ampliando de novo, de modo que o San¬to¬ral praticamente afogava o Temporal ou Festas do Senhor e a sucessão dos domingos.

1819. Natillas

Natillas é uma sobremesa espanhola, a base gemas, canela, açúcar, maizena. Ingredientes simples que fazem um doce sublime e suave. A casca do limão pode ser substituído pela de laranja.Para os mais gulosos, polvilhe com chocolate ou adicione caramelo.

1818. Manchega

Adjetivo
Feminino de manchego
1. Relativo à província espanhola da Mancha
2. Diz-se de Dom Quixote de la Mancha, herói do escritor espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616)
Natural ou habitante da Mancha

1817. Binarismo

A escritora Judith Butler (1993) sobre a sociedade binária, ela afirma que "o binarismo de gênero é socialmente construído". Ou seja, a sociedade normatiza as pessoas entre homem e mulher, atribuindo papéis específicos para cada sexo, sendo que o masculino é colocado como superior ao feminino em diversas circunstâncias. A sociedade vai modelando meninos e meninas para agirem conforme os seus padrões de gênero, são características que vão desde gestos, comportamentos, brincadeiras até a estética, essas definições não são naturais e biológicas e sim sociais e culturais.

Primeiramente estabelecem-se as normas, depois as reiteram por várias autoridades, as reforçam ao longo do tempo com um intuito de um efeito naturalizado. Neste sentido, algo que foi construído, e reforçado pela sociedade, certamente pode ser também contestado, quando as mulheres lutam pelos seus direitos, elas denotam que há espaços para todas as mulheres, contestando uma norma vigente.

1816. Ojeriza

Verbo transitivo direto e transitivo indireto
Sentir ojeriza é o mesmo que: antipatia, repugnância em relação a algo ou alguém; repugnar, ter nojo, desprezo.

1815. Eidsvoll

Eidsvoll é uma comuna da Noruega, com 456 km² de área e 18 338 habitantes. É onde a Constituição norueguesa foi redigida e assinada em 1814, a Mansão Eidsvoll é um dos símbolos nacionais mais importantes da Noruega.

1814. Enveredar

Verbo transitivo indireto
Seguir por vereda, por um caminho geralmente estreito: o carro enveredou mato adentro.
Tomar rumo, seguir certo caminho; encaminhar-se: enveredou pela ponte.
[Figurado] Seguir determinado destino: enveredou pelo caminho do mal.
Seguir por uma vereda
Tomar um caminho.
Caminhar por uma estrada

1813. Fiorde

Substantivo masculino
Geografia: Golfo encurvado e profundo que se situa entre montanhas muito altas e íngremes.
Etimologia (origem da palavra fiorde). Do norueguês fjord.

1812. Iole

1. [Náutica] Embarcação à vela com dois mastros.
2. [Náutica] Classe de veleiro usado em competições náuticas e hoje extinta, pequeno, de madeira e com borda baixa.
3. Origem etimológica: inglês yawl, do norueguês jolle, canoa

1811. Akershus

Akershus foi um condado da Noruega, com 4.918 km² de área e 494.218 habitantes. O condado fazia fronteira com os condados Hedmark, Oppland, Buskerud, Oslo e Østfold e ainda com a Suécia.
Em 2020, foi integrado no novo condado de Viken, criado pela fusão dos antigos condados de Akershus, Buskerud e Østfold.

1810. Verbatim

Advérbio
1. Palavra por palavra, ipsis litteris; LITERALMENTE
2. Que reproduz perfeitamente um texto, diálogo, discurso ou procedimento original: Ata verbatim da reunião ocorrida na sede da associação de moradores.
3. Diz-se de pessoa capaz de tomar nota de reuniões, discursos e procedimentos com absoluta precisão
Etimologia (origem da palavra verbatim). Do latim verbátim.

1809. Queensberry

O marquês de Queensberry foi o criador do que conhecemos como Regras do Marquês de Queensberry e que deram início à base do que hoje se chama de boxe moderno.
A prática do boxe, como um esporte de combate, remonta ao século XVIII, na Inglaterra. Contudo, naquela época, as lutas de boxe ainda eram consideradas ilegais e, portanto, a fim de evitar interrupções por parte da polícia, sempre eram realizadas de maneira clandestina.
Então, no intuito de enfim tornar o boxe aceito pela sociedade, em fins do século XIX, foram introduzidas as Regras do Marquês de Queensberry, que ao contrário do que o nome possa sugerir, não foram elaboradas pelo Marquês de Queensberry, mas sim por John Graham Chambers.
Amigo de Chambers e também um entusiasta do boxe, John Douglas, o 9.º Marquês de Queensberry, apenas fez a cortesia de emprestar seu nome às regras, utilizando-se de toda sua fama para dar maior credibilidade às novas mudanças planejadas por Chambers.
Breve histórico
Antes da elaboração das Regras do Marquês de Queensberry, o boxe era praticado sob as Regras de London Prize, quando os lutadores se enfrentavam sem o uso de luvas, em um combate com um número indefinido de assaltos.
Considerada uma prática ilegal, em muitas localidades da Inglaterra, e também em outros países, não era raro acontecer de uma luta de boxe acabar sendo interrompida por uma batida policial. Devido à brutalidade dos combates, o boxe não era bem-aceito como uma prática esportiva.
Desta forma, em 1865, John Graham Chambers, um esportista e grande entusiasta do boxe, elaborou as Regras do Marquês de Queensberry, mais tarde publicadas em 1867. Rejeitadas pelos lutadores de boxe inicialmente, as Regras de Queensberry aos poucos foram sendo introduzidas nos combates, até se solidificarem por volta de 1885 a 1891, pondo um fim de vez às lutas sob as regras de London Prize.

1808. Legação

1. Substantivo feminino
2. Missão mantida por um governo em país onde ele não tem embaixada.
3. Ação ou efeito de legar.
4. Edifício ocupado pelo pessoal dessa missão.
5. Função de legado, nos antigos Estados da Igreja.
6. Porção de território sob a jurisdição de um legado.


122 pages - 1822 Definitions