Evando

User since 18-05-2008
Already sent 1676 Definitions.

1661. Lívido

Adjetivo
Extremamente pálido, descorado, sem cor: face lívida.
De cor próxima ao preto, meio esverdeada, entre o preto e o roxo, geralmente se refere à cor de hematomas, contusões: a batida deixou seu joelho lívido.

1660. Tombadilho

Substantivo masculino
A parte mais elevada de um navio, que vai do mastro da mezena até a popa.

1659. Esboroar

Verbo transitivo
Reduzir a pó; tornar friável: o gelo esboroa as rochas mais duras.
Verbo pronominal
Desfazer-se em pó: as pedras esboroam-se.
[Figurado] Desagregar-se: esboroou-se a maioria governamental.

1658. Díptico

Um díptico (em grego: [di = "dois" + ptych? = "dobra") é qualquer objeto que tenha duas placas planas ligadas entre si através de uma dobradiça. Artefatos com esta forma foram muito populares no mundo antigo para preservar notas, medir o tempo e direção.
Na antiguidade tardia, dípticos de marfim com capas entalhadas em baixo-relevo nas faces exteriores eram uma importante forma de arte: o "díptico consular" era feito para celebrar a ascensão de um indivíduo a cônsul romano, enquanto que alguns, incluindo talvez o Díptico do Poeta e da Musa em Monza, teriam sido encomendados para uso particular. Algumas das mais importantes obras sobreviventes do final do Império Romano são dípticos, dos quais algumas dúzias sobreviveram, preservadas em algumas ocasiões por terem sido reutilizados como capas de livros. O maior painel de marfim bizantino (428 mm x 143 mm) é uma folha de um díptico feito no estilo da corte de Justiniano I (ca. 525 - 550 d.C.), que tem a figura de um arcanjo.
A partir da Idade Média, muitas pinturas em painéis de madeira tomaram a forma de dípticos, pequenos e provavelmente para uso pessoal. Grandes peças de altar costumavam ser na forma da trípticos, com dois painéis laterais que podiam ser fechados sobre um painel maior central. Havia também formas maiores, chamadas de polípticos.

1657. Efração

Substantivo feminino
O mesmo que efratura.
Variação de efracção.
[Medicina] Arrombamento; .ruptura.

1656. Galerno

Adjetivo
Diz-se de um vento brando de nordeste.
Substantivo masculino
Vento brando, aprazível.

1655. Eflúvio

1 - Aroma agradável; fragrância; emanação pouco evidente que exalam os corpos (humano ou animal) organizados: eflúvios odorantes.
2 - Exalação; emanação não perceptível que exala de um fluido;
3 - Emanação de energia ou matéria.

1654. Toluca

Toluca é a capital do Estado do México. Sua população é de aproximadamente 475 mil habitantes, com mais de 950 mil na sua zona metropolitana. É praticamente conurbada com a Cidade do México, estando seu centro a 45 minutos da Cidade do México. Uma das atrações interessantes é o vulcão, adormecido, ainda não totalmente extinto Nevado de Toluca a poucos quilômetros da cidade, e Metepec, que era um povoado, mas cresceu muito, tendo hoje apenas uma avenida separando uma cidade da outra, com populações quase de mesmo tamanho. Há ainda o magnífico "El Cosmovitral", um jardim botânico com belíssimos vitrais na zona central da cidade. Nas proximidades da cidade, localiza-se um sítio arqueológico pré-hispânico que vale a pena visitar, chamado Calixtlahuaca. E a 30 minutos há outro, chamado Teotenango, que fica em Tenango del Valle, com pirâmides astecas.

1653. Costa do malabar

É um trecho de litoral no sudoeste do subcontinente indiano. Inclui a região mais húmida da Índia meridional, onde os Gates Ocidentais interceptam as monções, especialmente na encosta ocidental. A expressão "costa do Malabar" é por vezes empregada para designar todo o litoral indiano desde o Concão até a ponta do cabo Comorim, no extremo meridional do subcontinente.

1652. Lyse-fiord

É um fiorde situado em Forsand, no sudoeste da Noruega. O seu nome significa "fiorde da luz", que advém do granito que dá cor aos seus flancos. No total, o fiorde de Lyse mede 42 km de comprimento, com uma altitude que se eleva até aos 422 m de altitude. Devido ao seu relevo acidentado, o fiorde é pouco povoado.

1651. Panóplia

1 - Armadura completa de um cavaleiro na Idade Média e na Grécia Antiga; escudo, capacete, peitoral, proteção para as pernas, espada e lanças;
2 - Escudo em que se colocam diferentes armas e com que se adornam paredes; coleção de armas.
3 - Casa de armas.
4 - Conjunto de coisas da mesma espécie ou de elementos reais ou abstratos, usados para a mesma finalidade.

1650. Univalve

Na biologia, diz-se dos frutos capsulares de uma só peça, que abrem de um lado só. Também se refere aos moluscos que só têm uma valva.

1649. Escrínio

1 - Pequeno cofre para guardar joias ou outros objetos preciosos.
2 - Conteúdo desse cofre.
3 - Móvel que faz a junção de uma mesa, com escaninhos para guardar papéis; escrivaninha.

1648. Alhambra

1 - Antigo palácio e fortaleza dos reis mouros de Granada, em Andaluzia, na Espanha.
2 - Monumento que lembra o palácio de Granada, por ter aspecto de grandeza e magnificência.
3 - Construção de estilo mourisco (espanhóis muçulmanos) que serve de lugar de distração.

1647. Auroreal

1 - Algo que diz respeito à aurora, à luz do horizonte.
2 - Relativo às auroras polares (como a aurora boreal).
3 - Aquilo que encerra a origem de algo.


112 pages - 1676 Definitions