Evando

User since 18-05-2008
Already sent 1676 Definitions.

1631. Crinolina

As crinolinas eram armações usadas sob as saias para lhes conferir volume, sem a necessidade do uso de inúmeras anáguas. Seu uso marca o momento em que surge a indústria da moda propriamente dita, sendo este o primeiro modismo que poderíamos chamar de "universal".

1630. Autóctones

Plural de autóctone.
Que ou quem é natural do país ou da região em que habita e descende das raças que ali sempre viveram; aborígene, indígena.

1629. Vivonne

Vivonne é uma comuna francesa na região administrativa da Nova Aquitânia, no departamento de Vienne. Estende-se por uma área de 41,16 km². Em 2010 a comuna tinha 3 776 habitantes (densidade: 91,7 hab./km²).

1628. Intrepidez

Substantivo feminino
Força inabalável diante de uma situação perigosa; coragem.
Expressão de destemor, de valentia, bravura.
[Por Extensão] Ação de quem não tem medo, ousadia.
Característica de intrépido.

1627. Pertinácia

Substantivo feminino
Particularidade ou ação de pertinaz.
Excesso de obstinação ou persistência; teimosia.

1626. Transudação

Passagem de líquidos com baixo teor de proteínas, através das paredes dos vasos, em consequência do desequilíbrio das forças hidrostática e osmótica.

1625. Prestígio

Substantivo masculino
Valor sociocultural positivo atribuído a um indivíduo ou a um grupo, que ocasiona uma imposição destes em relação aos demais.
Respeito; admiração que se tem por: o prestígio dos intelectuais.
Grande influência que algo ou alguém exerce sobre outra pessoa.
Predileção; propensão para gostar mais de algo: o prestígio dos clientes por produtos estrangeiros.
Ilusão dos sentidos produzida pela magia.
[Figurado] Fascinação; poder de sedução.
[Por Extensão] Culinária. Tipo de bolo ou doce de chocolate recheado com coco.

1624. Hidra

A Hidra (gênero Hydra) é uma espécie de animal cnidário de corpo cilíndrico e em forma de pólipo. Vive em água doce, preferencialmente em águas frias e limpas, presa por uma extremidade a um rocha ou à vegetação aquática. Tem cor verde, parda ou cinza. As hidras são animais ágeis, locomovendo-se ao longo das superfícies que ocupa.

1623. Metodismo

O metodismo foi um movimento de avivamento espiritual cristão ocorrido na Inglaterra do século XVIII que deu origem a Igreja Metodista em 1739 e enfatizou a relação íntima do indivíduo com Deus, iniciando-se com uma conversão pessoal e seguindo uma vida de ética e moral cristã. Outra ênfase forte do movimento foi o seu engajamento em questões de assistência e ação social. O metodismo foi liderado pelos Reverendos John Wesley (1703-1791) e seu irmão Charles Wesley (1707-1788), considerado um dos maiores expoentes da música sacra protestante, ambos ministros da Igreja Anglicana.

1622. Dístico

Uso do dístico pode ser encontrado em diversas composições literárias, mas é comumente visto em coisas bonitas no texto. É a forma mais comum de se apresentar um mote nos poemas de mote e glosa. Também compõe o soneto, quando este se apresenta no formato de Soneto shakespeariano, como apresentado abaixo no original e seguido por uma das traduções do Soneto 1 de William Shakespeare cujo dístico foi destacado.
(Em flama própria ao fogo te consomes).

1621. Saint-malo

Saint-Malo (Bretão: Sant-Maloù) é uma comuna francesa situada no departamento de Ille-et-Vilaine, na região Bretanha.
Saint-Malo conta com cerca de 51.000 habitantes, mas este número pode subir para 200.000 com a vinda de turistas no verão. Com os subúrbios, a população é de cerca de 135.000.
A cidade foi fundada no século I a.C. Os romanos fortificaram a cidade, e no século VI os monges irlandeses Brendan e Aaron estabeleceram um mosteiro na região. O nome da cidade vem do Santo Bispo Maclou.
Suas muralhas foram construídas no século XII pelo Bispo Jean de Châtillon. No século XX, um bombardeio pelo 3º exército do general Patton, mesmo destruindo a resistência alemã, acabou por devastar a cidade, que demorou 30 anos para ser novamente restaurada. Atualmente é um dos principais pontos turísticos da Bretanha.
O personagem mais célebre é Jacques Cartier, um marinheiro que é creditado pela descoberta do Canadá no século XVI.

1620. Anfractuosidade

Substantivo feminino
Cavidade profunda e irregular: as anfractuosidades de uma rocha.

1619. Guy fawkes

Guy Fawkes (York, 13 de abril de 1570 ? Londres, 31 de janeiro de 1606), também conhecido como Guido Fawkes, nome adotado enquanto lutava na Espanha, foi um soldado, inglês católico que teve participação na "Conspiração da Pólvora" (Gunpowder Plot) no qual se pretendia assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e os membros do Parlamento inglês durante uma sessão em 1605, para assim dar início a um levante católico. Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o Parlamento durante a sessão.
Guy nasceu e se criou em York. Seu pai faleceu quando Guy tinha apenas 8 anos de idade. Sua mãe veio a se casar com um católico adepto da "recusancy". Guy se converteu ao catolicismo e saiu do continente, onde lutou na Guerra dos Oitenta Anos do lado da Espanha católica contra os holandeses protestantes. Viajou pela Espanha em busca de apoio para um levante católico na Inglaterra, mas sem sucesso. Posteriormente, ele viria a conhecer Robert Wintour e Thomas Wintour, que também se envolveriam com a Conspiração da Pólvora.
Wintour apresentou Guy a Robert Catesby, que planejou o assassinato do rei Jaime I para colocar um monarca católico no trono. Os conspiradores alugaram um espaço sob a Câmara dos Lordes, onde Guy guardou vários barris de pólvora. Recebendo uma denúncia anônima através de uma carta, as autoridades do Palácio de Westminster encontraram Guy Fawkes e a pólvora logo nas primeiras horas da manhã de 5 de novembro. Nos dias seguintes, ele seria torturado e interrogado, onde confessou sua participação na conspiração. Logo depois, em 31 de janeiro, Guy foi enforcado e em seguida mutilado. Outros participantes da conspiração acabaram tendo o mesmo destino.
Guy Fawkes se tornou o símbolo da Conspiração da Pólvora, data que vem sendo comemorada em 5 de novembro desde sua execução.

1618. Dácio

Natural da Dácia.
Na geografia da Antiguidade, especialmente em fontes romanas, Dácia era a região habitada pelos dácios (ou getas, como eram conhecidos pelos antigos gregos), um ramo dos trácios que vivia a norte dos Bálcãs.
A Dácia tinha como suas fronteiras meridionais o rio Danúbio - Istro (Istros), nas fontes gregas) - ou, em sua maior extensão, o Monte Hemo (em latim: Haemus Mons), atual cordilheira dos Bálcãs. A Mésia (Dobruja), uma área a sul do Danúbio, era o centro da região onde os getas viviam e interagiam com os antigos gregos. A leste, tinha como fronteiras naturais o Ponto Euxino (Mar Negro) e o rio Danastro (Danastris, atualmente Dniester), citado nas fontes gregas como Tiras (Tyras). Diversos povoados dácios foram registrados, no entanto, entre os rios Dniester e Hípanis (Hypanis, atualmente rio Bug), e o Tísia (Tisza), a oeste.

1617. Beauce

Beaucé é uma comuna francesa na região administrativa da Bretanha, no departamento Ille-et-Vilaine. Estende-se por uma área de 8,18 km². Em 2010 a comuna tinha 1 214 habitantes (densidade: 148,4 hab./km²).


112 pages - 1676 Definitions