Junior

User since 14-07-2016
Already sent 2 Definitions.

2. Hyracoidea

Nomenclatura de origem latina usada para designar uma ordem de mamíferos placentários do clado dos Afrotheria, que inclui apenas a família os procaviídeos.
Os dassies são animais de pequeno a médio porte, que podem medir entre 30 a 70 cm de comprimento e pesar entre 2 e 5 kg. Têm patas e caudas curtas, cabeça pequena e cor marrom. Não conseguem efetuar uma termorregulação adequada, e passam bastante tempo ao sol para se aquecerem por causa disso. Também não têm dentes incisivos na zona frontal dos maxilares e se alimentam somente pelos dentes laterais. Comem ervas e outros vegetais.

1. Inhambu

O Inhambu-chororó, mais conhecido por inambuzinho e xororó, é considerada a menor espécie do seu gênero, medindo cerca de 19 cm. É encontrada em vários locais no Brasil, habitando campos sujos, capoeiras, plantações e divisas de pastos. Trata-se de uma ave terrícola, alimenta-se de sementes, e é cinegética. Ocorre ao sul do Amazonas, Pará ao nordeste, sudeste e sul do Brasil, também é encontrado no Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina. Há poucas diferenças entre os sexos, tendo a fêmea o bico vermelho mais intenso, e maior porte. O macho tem o bico escurecido na ponta e vermelho esmaecido na base. A vocalização entre os dois sexos também é diferenciada.
Referência: MASSARIOLI, MARCOS, 2003 UNIABC-SP. Tinamiformes do Brasil. Artigo Científico.


1 page - 2 Definitions