12. Malsã
malsã. Adj. (f) Fem. de malsão.
O vocábulo malsão é um adjetivo e tem o significado de maléfico, daninho, mau, nocivo, "influência malsã", mórbido ou doentio.
O feminino de malsão é malsã, correspondente a maléfica, daninha, mau, nociva, mórbida, doentia.
11. Lobrigar
Lobrigar. V. t. d. 1. Ver a custo; ver indistintamente; entrever; perceber; bispar. 2. Ver por acaso. 3. Ver ao longe. 4. Notar, perceber, entender. [Conj.: v. largar. Cf. lobregar.]. (Novo Aurélio. P. 1043).
10. Eugenia
Eugenia ( Do gr. eugéneia). S. f. Ciência que estuda as condições mais propícias à reprodução e melhoramento da raça humana.
1) A Eugenia surgiu a partir das idéias de Francis Galton, primo de Darwin, empolgado com o trabalho de seu primo e com a recente redescoberta das experiências realizadas pelo monge Gregor Mendel. A Eugenia brotava como uma nova disciplina, baseada na genética mendeliana e na teoria da evolução das espécies de Darwin, propondo a melhoria genética da raça humana sob a tutela das "autoridades científicas", acelerando assim o papel da natureza.
2) Um fato quase que universalmente desconhecido é o de que os testes de inteligência, os populares testes de Q.I., tiveram sua gênese pelas vias tortuosas da eugenia.
O primeiro teste de inteligência foi criado por Henry Goddard, um eugenista, que em 1913 aplicou um teste de inteligência a 148 imigrantes judeus, húngaros, italianos e russos, por motivos puramente eugenistas e racistas. O resultado do teste considerava 40% deles como retardados mentais. ..."Goddard achou que o teste não condizia com a realidade, pois pensava que o número de retardados mentais deveria ser maior. (Edwin Black, ob. cit., p.153). (Paulo Sérgio R. Pedrosa - "Eugenia: o pesadelo genético do Século XX. Parte I: o início" MONTFORT Associação Cultural).
9. Daguerreótipo
Daguerreótipo. [Do fr. daguerreótype.] S. m.
1. Aparelho primitivo de fotografia, inventado por Daguerre, pintor e físico francês (1787 ? 1851).
2. Imagem reproduzida por esse aparelho.
3. Pintura ou reprodução exata. [Cf. daguerreótipo do v. daguerreotipar.]. (Novo Aurélio. P. 518.).
8. Plateresco
Plateresco (ê). [Do esp. Plateresco.] Adj. e s. m. Diz-se do, ou o estilo artístico ornamental, empregado especialmente em arquitetura, que surgiu na Espanha durante o Renascimento, desenvolvendo-se no período barroco, e cuja característica é a desfiguração dos cânones clássicos pelo acréscimo de vários elementos de decoração. (Novo Aurélio. P. 1346).
7. Pejo
Pejo (ê) S.m.
1) Pudor.
2) Acanhamento, timidez, vergonha.
6. Diáfano
Diáfano (Do gr. diaphanés). Adj Translúcido, transparente.
1) Que sendo compacto dá passagem à luz.
2) Diz-se do corpo que deixa passar os raios de luz, permitindo que se vejam os objetos através dele.
3) Muito magro; macérrimo.
5. Banzé
Banzé ( De provável origem africana, do quimbundo mbanza). S. m. Pop.
1) Festa popular; Festa ruidosa, folia.
2) Barulho, desordem, rolo, briga, tumulto.
4. Bucho
Bucho ( Do latim musculo). S. m.
1) Estômago dos mamíferos e dos peixes.
2) Estômago do homem.
3) Pop. Ventre, barriga, pança.
4) bras. gír. Mulher muito feia e/ou velha.
5) Prostituta, meretriz, reles.
6)De bucho: mulher grávida.
3. Céu de brigadeiro
Céu de brigadeiro é uma expressão utilizada com o significado de: (1) céu azul; céu com tempo límpido e ótimo para voar; céu com ótima visibilidade; tempo ótimo.
(2) O termo "céu de brigadeiro" significa, em política, que não existe crise militar; que a paz reina nos quartéis; que a crise militar está sob o controle das autoridades constituídas..
2. Lhano
Lhano ( Do espanhol llano) Adj. Lhano é um adjetivo utilizado com o significado de sincero, franco, leal, simples, desafetado.
1. Lhaneza
Lhaneza (ê): Substantivo feminino. Qualidade de quem é lhano, sincero, franco, simples, despretensioso, afável, delicado, desafetado.
1 page - 12 Definitions
Top searches of the day Top 20
