Wanderlei salvador

User since 26-12-2008
Already sent 57 Definitions.

42. Intizicar

O mesmo que inticar, provocar, forçar reação. Termo utilizado especialmente em Santa Catarina

41. Enfezar

Enraivecer. Enfurecer-se, encher-se de raiva. Provocar outra pessoa para que se enfureça, ou que fique exaltada

40. Aborrecente

Aglutinação criada pelas palavras "adolescente" e "aborrecer". Significa uma atitude de adolescente, irrequieto, confuso e desobediente.

39. Burgomestre

Prefeito. Chefe do Poder Executivo. Expressão raramente utilizada no Brasil.

38. Corcovear

Dar pinotes, pulos. Saltar desordenadamente. Normalmente se utiliza para o cavalo, mas pode ser, em tom pejorativo, aplicado a pessoas.

37. Pinote

pulos, saltos desordenados, corcoveados

36. Ajôjo

Uma pequena tira de couro cru, que serve para unir um par de bois, numa junta. A tira (ou corda) é amarrada na aspa de cada boi, para manter os dois próximos. O chifre do boi é furado e no local, se usa o Ajôjo.
A palavra tambem é usada com significado de manter unida alguma coisa.

35. Fueiro

Espécie de varas de madeira, muito utilizado na lavoura de subsistência, e pequenas propriedades rurais. É usado tambem em pequenas "Zorras", espécie de plataformas de madeira que são puxadas por cavalos ou bois, nas propriedades agrícolas, especialmente no sul do Brasil. São hastes de madeira - normalmente são roliças, cortadas da árvore ainda em formação - que servem para segurar a carga. Na base da plataforma, são feitos furos e nelas, afixados os Fueiros. Os melhores são da planta chamada Pitiá.

34. Aprochegar-se

Significa " Aproximar-se". Trata-se de uma junção das palavras "Aproximar" e "Chegar" . Utilizada em todo o interior do sul do Brasil, significa aproximar-se. Normalmente é usada para se referir a alguem que está se chegando.

33. Espeque

Espécie de alavanca, de madeira, utilizada em serrarias, para assentar as toras num estaleiro, sobre as cargas ou no pátio, para serragem. Sempre é roliça, utilizando uma planta da vegetação. Numa das pontas do espeque é colocado uma canha - de ferro - que fixa na madeira e, é rolada para melhor acomodação.

32. Paxola

Sossegado, amigável,

31. Cacique

1 - O chefe da tribo indigena em qualquer parte das américas. O termo ainda é utilizado para designar chefe de corporação, organização ou empresa.
2 - Clube de futebol localizado na cidade de Taió, em Santa Catarina

30. Cqc

Programa de televisão que foi criado na Argentina e exibido no Brasil pela rede Bandeirantes. Significa: Custe o que custar. Espécie de programa de humorismo refinado e crítico, com denúncias e celebridades televisivas

29. Cavilia

Espécie de cunha feita de madeira que serve para manter unidas as peças - de madeira - numa construção. Pode ser uma casa, caixa, ou outras peças de madeira. Substitui o prego, grampos ou cola.

28. Apaeano

Pessoa que ajuda, auxilia ou participa do movimento das APAEs, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais. Pode ser um voluntário, ou simplesmente alguem que faz uma doação em produto, bens, financeiro ou trabalho para a entidade.


4 pages - 57 Definitions