Wanderlei salvador

User since 26-12-2008
Already sent 57 Definitions.

12. Sova

Significa perder, ou apanhar. Pode ser definido como inferiorização.
Se aplicado como corretivo, é o mesmo que Tamina, somanta, tunda ou cóça.
Se aplicado como derrota, significa que foi sobrepujado pelo concorrente de forma vergonhosa e humilhante.
Pode ser ainda, uma forma de preparar (bater) a massa do pão.

11. Guacepa

Substantivo masculino singular, que significa um cachorrinho, ou cachorro doméstico. É muito usual no sul do Brasil. Tambem pode ser chamado de guapéca , ou guaipeca.

10. Somanta

Significa uma surra, uma reprimenda, aplicada pelo pai, mãe, ou irmão mais velho, em algum moleque, por ter cometido alguma infração. A prática da Somanta não é mais permitida pelo ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

9. Tamina

Tamina, (de laço, ou de pau) significa uma reprimenda dolorosa, que pode ser aplicada com varinhas de madeira, marmelo, corda ou couro, nas crianças mal educadas, desleixadas, relapsas ou rebeldes. É normalmente aplicada nas pernas e no lombo como forma de castigo. Deixa marcas pelo corpo. Esta prática é combatida rigorosamente no Brasil, atualmente

8. Parará

Modismo utilizado entre a juventude e adolscência, que significa uma continuação imaginária do assunto. Pode ser assemelhado ao Et Cétera. Se refere tambem à praxe, costume ou rotina

7. Caçuleta

Substantivo feminino, singular. Significa Cabeça, ou se refere a cerebro, inteligência. Neste caso, uma referência ao cerebro ou inteligência. POde ser tambem espertisse.

6. Xirú

Substantivo, masculino, singular - Significa Amigo - e vem sendo utilizado como se fosse da libgua portuguesa em todo o sul do Brasil, mas é indígena, provavelmente do tronco guarani.

5. Labasco

Expressão usada em todo o sul do Brasil, é um termo pejorativo. Normalmente é usada para definir uma pessoa que não está presente na conversa. Sendo usada diretamente, é briga na certa. Se refere a uma pessoa sem princípios, sem honra, desrespeitador de familias. Provavelmente a palavra vem de " à la basco", uma forma de se referir à certa região da Espanha. Como as fronteiras brasileiras são todas de lingia espanhola, o termo acabou se referindo aos vizinhos hispânicos em geral. Mas tambem se aplica nas conversas familiares, sempre em tom pejorativo

4. Taió

Cidade localizada no centro do Estado de Santa Catarina, criada em 12 de fevereiro de 1949, atualmente com cerca de 17 mil habitantes.

3. De já hoje

Regionalismo usado no sul do Brasil, que significa "A pouco tempo passado". Acontecimento ocorrido instantes passados.

2. Bombear

significa ver, visualizar, avistar, olhar ao longe pelo campo, espiar,

1. Estrado

1 -Púlpito, local elevado, local destacado do solo ou piso.
2- Pode ser ainda, uma construção normalmente de madeira, onde se coloca objetos para secar.
3- Tambem é um elevado normalmente de madeira, utilizado na agricultura (hortaliças e sítios), para secagem de grãos, sementes, ou ainda, para suporte e base para firmar hortaliças. (Exemplo. feijão, vagem, uvas, etc)


4 pages - 57 Definitions