José luiz

User since 19-01-2009
Already sent 56013 Definitions.

56013. Abricó-do-mato

[Bot.]- Planta da família das Sapotáceas (vide), originária da Índia e da Malásia, sendo uma árvore com até 10 metros de altura, folhas grandes com frutos em forma de bagas ovoides, pequenos, lisos, amarelos (quando maduros), com uma polpa pouco saborosa, mas comes- tíveis. Não tolera temperaturas baixas. Também é chamado de: ¨abricó-amarelo¨; ¨abricó- -do-brasil¨ e ¨cúneo ¨(na Bahia).

56012. Abricó-do-brasil

[Bot.]- Nome popular de uma planta da família das Sapotáceas (vide), o mesmo que: ¨abricó- -do-mato¨ (vide).

56011. Abricó-amarelo

[Bot.]- Nome popular de uma planta da família das Sapotáceas (vide), o mesmo que: ¨abricó-do-mato¨ (vide).

56010. Agraz

[Bot.]- Nome popular de uma planta da família das Ericáceas (vide), que é um arbusto com até 4 metros de altura , que produz flores em racemos, fruto globoso, com um cm. de diâmetro, doce e comestível em forma de geleias, doces e sorvete.

56009. Aimara-posoqueri

[Bot.]- Nome popular de uma planta da família das Rubiáceas (vide), nativa da Guiana, Peru e Colômbia. Trata-se de um arbusto, ramoso, que produz um fruto oblongo, medindo 5-7 cm. de comprimento e 3-4 cm. de diâmetro, de cor alaranjada (quando maduro), polpa doce e comestível em natura ou em forma de doces.

56008. Aimara

[Bot.]- Aimara é o nome popular de uma planta da família das Rubiáceas (vide), que ocorre em algumas regiões do litoral do estado de São Paulo. Trata-se de uma pequena árvore, que produz uma baga de tamanho grande, amarela (quando madura), de polpa doce e comestível.

56007. São miguel arcanjo-sp

Cidade e município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana de Sorocaba, freguesia em 1877, emancipado em 1889, desmembrado do município de Itapetininga. Tem uma área de 930 Km2., uma população de cerca de 32,8 mil habitantes e fica distante 180 Km. da capital do estado. Possui um distrito (Gramadão), é banhado pelo rio Turvo e servido pelas rodovias SP-139 e SP-250. Sua economia é baseada na vinicultura.

56006. Fuçar

1- (Fig.]- Investigar; espreitar; observar; sondar; intrometer-se.
2- (Fig.]- Revirar; escavacar; revolver; escarafunchar.

56005. Lizardita

[Miner.]- Lizardita (e) ou cielite (a), é um mineral composto por magnésio (Mg), silício (Si), oxigênio (O) e hidrogênio (H), com a fórmula química Mg3 (Si2 O5) (O H)4. Tem coloração esverdeada ou amarelo-claro; brilho ceroso, dureza baixa, é translúcido e cristaliza-se no sistema trigonal. Pertence ao grupo das serpentinas (vide). Seu nome é uma referência á península Lizara, no Reino Unido.

56004. Cielite

[Miner.]- Cielite (a) é um mineral, o mesmo que: ¨lizardita¨.

56003. Relacionar

1 - Arrolar; inventariar; listar; pautar.
2 - Comparar; confrontar; correlacionar; conferir; correlatar; ligar.
3 - Descrever; relatar; expor; referir.
4 - Conviver; ter amizade ou vínculo social; ter vínculo afetivo.

56002. Aguarahivá

[Bot.]- Nome popular de uma planta da família das Sapotáceas (vide), também chamada de: ¨fruta-de-guará¨.

56001. Rã-grilo

[Zool.]- Nome popular de um animal anfíbio, anuro (vide), da família Hilidae, que ocorre nos Estados Unidos. Tem 3 sub-espécies.

56000. Sapo-de-barriga-de-fogo

[Zool.]- Nome popular de um animal anfíbio, anuro, que ocorre na Europa Central e Oriental, da família Bombinatoridae.

55999. Salado del norte

[Geog.]- Rio da Argentina, no centro-norte do país, que nasce na província de Salta, nos Andes. Forma uma bacia hidrográfica de cerca de 124 mil Km2. e deságua no rio Paraná. Também é chamado de ¨Juramento¨.


3735 pages - 56013 Definitions