Antonio airton de andrade

User since 26-01-2009
Already sent 9 Definitions.

9. Capurim

Palavra surgida a partir de "caapora" que é uma palavra originária da língua tupi que significa: ¨aquele oriundo ou que mora no mato¨. Capurim termo muito usado nos seringais da região amazônica nas décadas de 1950 e 1960, surgiu de caapora, sendo modificada para caaporinha, em seguida, caaporinho e finalmente corrompido para caaporim e capurim, quando foi acrescida a palavra "cafona" usado como para menosprezar ou xingar alguém por ser retrógrado e deselegante.

8. Capurim cafona

Caipira antiquado. Expressão usada na décado de 1940 nos seringais da região amoazônica. Variação da palavra "caapora" de origem Tupi com significado de: roceiro, matuto. Trazido para o português, transformou-se em: caaporinha, capurinha e finalmente corrompido para capurim, sendo então acrescido a palavra "cafona" com que se usa para menosprezar, xingar alguém.

7. Exército

Tropa de soldados. No sentido figurado é qualquer grande número de pessoas com uma única finalidade.(ex: um exército de operários está na obra.) Exército originou do latin EXERCITU que por sua vez surgiu de EXERCITUM que significa "treinando", ou seja, aquele que treinou. Portanto, na prática, EXÉRCITO é o grupo que se EXERCITOU para a guerra.

6. Escorvar

Introduzir carga em arma de fogo.
Atualmente é muito usado como termo técnico com significado de introduzir à força, por meio de "bomba de escorva", quantidade de combustível suficiente para retirar todo o ar das tubulações de alimentação de motores a diesel. Se houver presença de bolhas de ar, o motor não funciona.

5. à beça

Conta-se que em 1904 após a compra do Território do atual Estado do Acre, começou uma controvérsia. Havia os que defendiam a Anexação de tal Território ao Estado do Amazonas e outros que queriam uma emancipação do Acre. Gumercindo Bessa, um advogado sergipano, que discursava, eloquentemente, com riqueza de detalhes (falava muito), convenceu a todos com seu ponto de vista, criando-se assim o Território do Acre. A partir de então, quando alguém fala muito, passou ser identificado como: o que fala à Bessa, transformando-se ,o termo, depois em um "à beça" ( beça minúsculo e com "ç" no lugar de "ss"), tudo que é exagerado, em grande quantidade.

4. Pegar bochecha

Andar dependurado, clandestinamente, em ônibus, trem ou caminhão.

3. Viado

Palavra originada da redução da palavra transviado, aquele que tranviou, mudou de uma via normal para uma outra para a qual não havia sido destinado. Assim viado é o homem que mudou de via sexual, homossexual.

2. Embora

Advérbio. Junção e redução(aglutinação) das palavras do adjunto adverbial "em boa hora" com sentido de ir-se a algum lugar.
Hoje não se vê mais no embora essa idéia de "em boa hora"; entretanto, não concordo com o Aurélio quando diz que, em "vamos embora", embora é uma partícula sem significado; prefiro aceitar o Houaiss, para quem ele continua sendo o mesmo advérbio, com outro valor semântico; o dicionário da Academia de Ciências de Lisboa considera usual o emprego deste advérbio "com verbos de movimento, para indicar afastamento de um lugar".
Há também- embora- como conjunção com o sentido de "apesar de".

1. Goma

povilho de mandioca, próprio para tapioca e mingau. Antigamente era muito usada em forma de uma cola chamada grude, para colar papeis ou passar roupas a ferro. Ainda hoje é muito comum no Nordeste brasileiro, o termo engomar a roupa.


1 page - 9 Definitions