Ralph Durval Moreira de Souza

User since 12-10-2009
Already sent 9 Definitions.

9. Formiga jiquitaia

Formiga agressiva, do chão, comum no Sertão do Pernambuco, cuja picada, sempre nos pés, provoca uma ardência quase insuportável

8. Rapa-cuia

É um tipo de besouro, "misto de barata e grilo" comum nas caatingas do Nordeste; inseto manso, inofensivo, fura as frutas para comê-las por dentro, e só assusta quando gruda nas pessoas ou em bichos com seus longos e flexíveis tentáculos. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, "rapa-cuia" é perereca ou sapo pequeno.

7. Com a macaca

Antigamente, quando se dizia que alguém "tinha a macaca", ou "estava com a macaca", o que se queria dizer era que aquela pessoa era azarada e não prosperava, por mais que trabalhasse.

6. Máxime

Em especial, principalmente, sobretudo.

5. Devassa

"Ato ou efeito de devassar", ou seja, entrar, invadir, observar, conhecer por completo (algo ou alguém). Juridicamente, apuração criteriosa de um ato criminoso, notadamente em órgão público.

4. Absolto

"Que foi perdoado ou absolvido" (Houaiss).

3. Cabaça

Com todo respeito ao autor da definição apresentada nesta data, "cabaça" não é exatamente "vasilha ou vaso feito da casca da abóbora, depois de seco".
Isso é formidável engano de quem conhece mal abóbora, e nunca viu uma cabaça, que é o fruto do cabaceiro ("árvore de até 4 metros (...) de madeira branca e leve, própria para caixotaria", ensina Houaiss).
Todavia, qualquer vaso que se assemelhe a uma cabaça, pode levar essa denominação ("cabaça de cerâmica", cabaça de vidro", etc).
Entretanto, ninguém jamais viu uma "cabaça de casca de abóbora seca". Aliás, a abóbora não tem forma definida, sendo de infinitos formatos --enquanto a cabaça tem um formato único, com uma extremidade que lembra o "gargalo" e a "boca" de uma garrafa (donde pende do galho do cabaceiro), e o "corpo" meio alongado e bojudo, lembrando ligeiramente uma pêra.
Desse curioso formato da cabaça surgiu a palavra "cabaço" para definição pornográfica da genitália feminina ainda intocada, portanto "inchada", intumescida, que, guardadas as proporções, remete à figura do cabaceiro.

2. Párea

"Tributo que um Estado ou soberano pagava a outro, em reconhecimento à vassalagem", na definição de Houaiss.

1. Piobochila

Piobochila - palavra de origem desconhecida, era a prostituta que prestava serviços sexuais aos remeiros (remadores) das barcaças do (Médio e sub-Médio) São Francisco, entre as cidades de Pirapora (MG) e Juazeiro (BA); tais mulheres, que atendiam seus ávidos clientes em "quartinhos" (os motéis de antigamente) próximos ao porto das cidades ribeirinhas, foram "desfrutadas e cantadas em prosa e verso" entre os anos 1860 e 1960.


1 page - 9 Definitions