José d Encarnação

User since 03-06-2010
Already sent 54 Definitions.

54. Encher chouriços

Com o mesmo significado de «procurar ocupar um tempo que, de improviso, ficou vazio, se usa, em linguagem radiofônica, a expressão «encher chouriços», ou seja, lançar mão de estratagemas para preencher o tempo de espera, nomeadamente numa reportagem radiofônica. A expressão é, pois, mais usada em contexto de oralidade: «Enquanto o treinador não chegava, o locutor teve de ficar para ali a encher chouriços».

53. Desbaratinar

(pop.) Perder o tino.

52. Facada

(fig.) Mal repentino; decepção; maus tratos.

51. Chapado

Completo (em sentido depreciativo).

50. Várzea

Terreno baixo e alagadiço. A conotação com bagunça ou desordem deriva do fato de as várzeas, por serem alagadiças, em determinadas épocas receberem toda a espécie de detritos trazidos pelas águas pluviais.

49. Ripa na chulipa

O sentido concreto também deverá ser explicitado: a chulipa (palavra derivada do inglês sleeper) é a travessa de pau que segura (ou segurava) os carris do caminho-de-ferro. Por conseguinte, «pôr ripa na chulipa» quer dizer precisamente acabar bem um trabalho, aperfeiçoar-se.

48. Batente

O batente é o ressalto na ombreira ou na soleira de uma porta ou de uma janela onde a porta ou a janela bate ao fechar. Trata-se, pois, de um dos pontos da casa que mais 'trabalha'.

47. Xpto

O que se diz atrás acerca da placa, um chiste, nada tem a ver com as siglas XPTO. Aliás, a placa diria (e essa é que é a versão original e correcta do chiste): XPTI0. Para dar: «Despe-te e nada»!

46. Ornear

Zurrar

45. Surdina

Para além de um significado concreto, de um objeto usado em música, para se enfraquecerem os sons, nomeadamente em instrumentos de corda, a palavra usa-se em expressões como «em surdina», para significar «em voz baixa», ou «pela surdina» com o sentido de «pela calada, sem fazer barulho».

44. Xarope

Situação aborrecida (designação derivada do fato de, por vezes, os xaropes serem difíceis de tragar).

43. Saco de batata

(popular) pessoa muito gorda

42. Logro

Sucesso, lucro

41. De lei

autêntico; de acordo com a lei

40. Gente fina

alta burguesia; pessoal de dinheiro e, por isso, de gostos exigentes.


4 pages - 54 Definitions