José Gilberto Tissei

User since 06-08-2011
Already sent 1 Definition.

1. Zerésima

HISTÓRIA :
O termo "Zerésima" foi criado em 1990 por uma equipe do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), composta por técnicos de Curitiba e de Florianópolis, e homologado pelo TRE/SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina).
O projeto era o "SISTEL", Sistema de Totalização das Eleições, utilizando únicamente micro computadores e transmissão de dados através de linha telefônica. Foi o primeiro sistema informatizado descentralizado nas zonas eleitorais, com consolidação de informações na capital do estado.
O sistema fornecia resultados parciais nas zonas eleitorais e no centralizador da capital do estado. Estas parciais eram denominadas "primeira parcial", "segunda parcial", ... , "enésima parcial".
Para demonstrar que nenhum voto havia sido registrado antes do início da totalização, por segurança, seria necessário demonstrar esta informação. Então, o mesmo programa que executaria as parciais, antes que qualquer voto fosse registrado, deveria também ser executado.
Foi então que, durante o desenvolvimento do sistema, surgiu a palavra "zerésima", um neologismo que tem como significado o termo "parcial zero",
O sistema foi operacionalizado em Santa Catarina em 1990, e na cidade do Rio de Janeiro em 1992.
A seguir, em 1996, foi implantada a máquina de votação, a urna eletrônica brasileira, a última ponta do processo de votação, e o termo "zerésima" continua sendo usado até hoje com o mesmo objetivo, o "aperfeiçoamento da democracia".


1 page - 1 Definition