Utilitarismos

3 Definitions found.

Morphosyntactic classification

Utilitarismos é um Substantivo, masculino plural de utilitarismo;

1. Doutrina ética defendida por Jeremy Bentham e John Stuart Mill.

O Utilitarismo é uma teoria em ética normativa.
  


Doutrina, objetivo de vida, felicidade para o maior número de pessoas, o que quer que se traga esta felicidade tem utilidade. Qualquer coisa que tenha um obstáculo a essa felicidade é inútil. Segundo Jhon Stuart Mill.

Em séculos passados existiram filósofos que defendiam o Utilitarismo entre eles: Nicolau Maquiavel, Stuart Mill, acreditavam na felicidade do ser humano na ética desde 400 anos atrás, no respeito do marido com sua esposa na distribuição de riquezas, defendiam essa forma de pensar onde chamavam de utilitarismo.
  

Doutrina que vê no útil o valor supremo da vida; doutrina moral que coloca como fundamento das ações humanas a busca egoística do prazer individual, do que deverá resultar mais felicidade para maior número de pessoas, pois se admite a possibilidade de um equilíbrio racional entre os interesses individuais; teoria que considera à boa ação ou à boa regra de conduta caracterizável pela utilidade e pelo prazer que podem proporcionar a um indivíduo e, em extensão, a coletividade, na suposição de uma complementariedade entre a satisfação pessoal e coletiva; doutrina que coloca a utilidade ou o interesse como valor supremo da ação moral, admitindo como útil tudo que serve ávida e a sua conservação, mediante um acréscimo de felicidade (satisfação) e bem estar. Não se deve tomar, entretanto, tomar esta expressão em sentido vulgar, mas em sentido filosófico e ético numa hierarquia de prazeres, partindo dos mais elevados e espirituais, duradouros e nobres, e abrangendo o maior número possível de pessoas, até se confundir, se possível, com a própria humanidade; doutrina segundo a qual o valor moral das ações reside na aptidão (ou utilidade) que têm que produzir efeitos ou consequências benéficas. O utilitarismo diz-se hedonista ou eudemonista (também chamado ideal) conforme identificar o bem com o prazer (satisfação) ou com a felicidade. Será egoísta (egocêntrico) ou universalista (egocentrismo altruísta) ou social segundo o sujeito em relação ao qual se consideram benéficas as consequências: o próprio agente ou outras pessoas. Neste sentido amplo, podem considerar-se utilitarista todas as formas de hedonismo e quase todas de eudemonismo, a moral sociológica, a marxista, etc. Em sentido estrito, utilitarismo designa a corrente doutrinal representada, sobretudo, pelo utilitarismo universalista cuja norma de ação maximiza o bem estar (o maior bem estar para o maior número de pessoas).

A utilidade e o prazer que um bem possa proporcionar é a característica principal do utilitarismo.
  


Other informations about Utilitarismos:

Words with 13 Letters
The Word Utilitarismos has 13 Letters
The Word Utilitarismos has 6 vowels - u i i a i o
The Word Utilitarismos has 7 consonants - t l t r sm s
The Word Utilitarismos inverted: Somsiratilitu
Reverse Search Onomasiological by Utilitarismos
Visualize Utilitarismos

1 page - 3 Definitions